Pode ou não congelar inhame? Qual a melhor maneira de conservar ele?

Fique por dentro de dicas para congelar o inhame e mantê-lo bem conservado

Sem dúvidas, congelar alimentos é uma das melhores formas de manter eles bem conservados, e por um longo período de tempo. Porém existem determinados tipos de comidas que não podem ser congeladas de qualquer maneira. Esse é o caso do inhame, que necessita de cuidados especiais para não estragar. Sendo assim, venha com o  SaúdeLab e aprenda se pode ou não congelar inhame, e qual a melhor maneira de conservar ele.

De maneira geral, alimentos naturais costumam estragar com bastante facilidade. Logo, é importante saber conservar eles corretamente. No caso do inhame, por ser um tubérculo, ele acaba sendo um pouco mais resistente que outros alimentos naturais. Mas ainda assim é bom saber como conservar congelar inhame corretamente, e evitar o desperdício dele.

Passo a passo para congelar inhame

  1. Comece higienizando e descascando o inhame para reservar.
  2. Coloque bastante água em uma panela e leve ela sob o fogo alto.
  3. Enquanto isso, corte o inhame reservado em pedaços médios.
  4. Quando a água da panela estiver fervendo, coloque nela os pedaços de inhame.
  5. Aguarde cerca de 3 minutos para cozinhar um pouco o inhame.
  6. Passado o tempo, coe a água da panela e leve o inhame para uma tigela ou travessa.
  7. Encha a tigela com água gelada e gelo para esfriar o inhame mais rapidamente.
  8. Depois de mais 3 minutos, coe bastante a água e deixe os pedaços de inhame em uma peneira.
  9. Quando o inhame estiver bem seco, coloque ele em um recipiente de sua preferência.
  10. Por fim, leve o recipiente para o congelador.

Leia mais: Como fazer para congelar temperos frescos? Saiba como conservar salsa e a cebolinha


Compartilhe:

Detalhes importantes sobre o congelamento

De antemão, existem dois detalhes importantes para congelar inhame corretamente. O primeiro deles é o uso da água gelada logo depois do inhame sair da água quente. Sem essa mudança brusca de temperatura, o cozimento do inhame pode continuar mesmo com ele fora da água fervente. Ou seja, a água gelada é responsável cortar esse cozimento, garantindo que o inhame permaneça no ponto ideal para o congelamento.

Outro fator que precisa de atenção é o recipiente em que o inhame será armazenado. Conforme fora dito, ele pode sim ser colocado em um recipiente de sua preferência para ser levado ao congelador. Mas o ideal é que você utilize um pote de qualidade e com tampa, para garantir a vedação. Outra opção é colocar o inhame em sacolas plásticas apropriadas, e amarrar elas bem, com a menor quantidade possível de ar dentro dela.

Utilize o congelamento apenas se for demorar para a usar o inhame

Por fim, é importante salientar que, mesmo que congelar inhame seja a forma de conservação mais eficiente para ele, não é sempre que você precisar usar ela. Caso você pretende usar o inhame dentre de algumas poucas semanas, é possível apenas colocar ele, cozido ou in natura, dentro de um pote e levar para a geladeira, onde as propriedades podem ser mais conservadas. Já no congelador, por mais que ele possa durar por até 6 meses, ele perde mais de suas características originais.

Leia mais: O que é preciso fazer para congelar berinjela da maneira correta?


Siga-nos:
  • Google News
    Gnews
  • Grupo no WhatsApp
    Whatsapp
  • Canal no Telegram
    Telegram

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação