Açafrão faz mal para o coração? A resposta vai te surpreender

A princípio, o açafrão-da-terra é um dos temperos mais empregados na culinária. Ele oferece um sabor muito único, e apresenta propriedades interessantes para a saúde. Entretanto, há quem diga que o açafrão possa causar problemas para a saúde cardiovascular. Dito isso, venha com o SaúdeLab, descubra se o açafrão faz mal para o coração, e confira os seus benefícios e malefícios.

Antes de mais nada, é muito importante salientar que existem dois tipos de açafrão. Um deles, que é o açafrão verdadeiro, é um tempero feito com os pistilos de uma flor específica, sendo extremamente caro e inacessível. O outro açafrão, do qual iremos falar, é o açafrão-da-terra, extraído a partir de uma raiz chamada cúrcuma, e inclusive pode ser chamado pelo mesmo nome.

O açafrão faz mal para o coração mesmo?

Atualmente, muitos dos temperos que temos em casa são industrializados. Por causa disso, eles podem conter aditivos que de fato são prejudiciais para o sistema cardiovascular. Então até que faz sentido cogitar a possibilidade de que o açafrão faz mal para o coração. Mas felizmente essa não é a realidade, graças a um dos seus principais componentes, que é a curcumina.

No caso, ela contém ação tanto anti-inflamatória quanto antioxidante. Através disso, a curcumina é capaz de reduzir o acúmulo de gorduras nos vasos sanguíneos, prevenindo e combatendo a aterosclerose, um grave problema cardiovascular. Ela também atua na redução dos níveis de colesterol, outro inimigo da saúde do coração, quando em excesso.

Portanto não podemos dizer que o açafrão faz mal para o coração. Ao contrário, ele faz muito bem ao coração.

Leia mais: Açafrão faz mal para o fígado? Entenda os efeitos deste condimento

Mas o açafrão pode ser prejudicial de alguma forma, ou é totalmente seguro?

Depois de conhecer a curcumina, fica claro que o açafrão não faz mal para o coração. Entretanto, como ingrediente ele pode ser problemático em algumas poucas ocasiões. Ele pode ser contraindicado para pessoas com cálculos biliares ou que estão sob o uso de medicamentos anticoagulantes, para garantir que não haja nenhuma interação com essas condições. Sob o mesmo ponto de vista, ele também não é recomendado para gestantes ou crianças pequenas, novamente por questão de segurança.

Principais benefícios do açafrão para a saúde

  • Favorece a perda de peso: o açafrão contém ação termogênica no nosso organismo. Isso significa que ele melhora o nosso metabolismo, aumentando a queima de gorduras ao estimular o gasto energético.
  • Cuida da saúde da pele: ambas as ações anti-inflamatória e antioxidante da curcumina são benéficas para a manutenção da saúde da pele. Contudo, o açafrão ainda apresenta compostos antimicrobianos, combatendo possíveis infecções bacterianas.
  • Ameniza dores articulares: quem sofre de artrite costuma experenciar muitas dores nas articulações, graças à processos inflamatórios. Logo, a curcumina acaba sendo aliada para combater essas dores. Ademais, em alguns casos, o açafrão pode ser empregado também para reduzir dores de cabeça.
  • Previne e combate alguns tipos de câncer: acredita-se que o açafrão pode aumentar a eficiência do tratamentos como radioterapia e quimioterapia, e evitar o surgimento e desenvolvimento de células cancerígenas.

Leia mais: Açafrão emagrece? Conheça melhor as propriedades desse super tempero

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915