Pode beber chá de arnica? Saiba qual o jeito certo de usar

A princípio, a arnica é uma planta muito empregada para a produção de pomadas e cremes. Mas o que nem todo mundo sabe é que, por ser um tipo de erva medicinal, ela também pode ser empregada para fazer chás. O problema é que a sua forma de uso não é convencional. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se pode beber chá de arnica, e quais são os benefícios e malefícios para a saúde.

Cada tipo de chá possui suas propriedades e particularidades. Consequentemente, eles também possuem aplicações e formas de uso específicas. Se conhecermos elas antes de experimentar, podem garantir a eficiência e segurança no consumo dessas bebidas. Da mesma forma que um chá com o qual não somos familiarizados podem se tornar prejudiciais se escolhermos tomar independente disso.

Utilidades da arnica para a nossa saúde

  • Reduz hemorroidas e varizes: existem dois compostos anticoagulantes na arnica denominados de ácido hexurônico e lactonas. A união deles permite o combate de problemas como varizes e hemorroidas.
  • Melhora a cicatrização: essas mesmas lactonas ainda são consideradas anti-inflamatórias e cicatrizantes. Logo, o uso do chá de arnica favorece a recuperação de ferimentos na pele.
  • Combate furúnculos: em união com as lactonas, os compostos fenólicos e flavonoides da arnica exercem ação antimicrobiana, antisséptica e anti-inflamatória, combinação que é eficaz contra furúnculos.
  • Ameniza dores: por fim, mas não menos importante, a função mais popular da arnica é a redução de dores diversas. Além de ser anti-inflamatória, a planta também é analgésica. Com isso, ela é capaz de amenizar dores articulares e pós-operatórias, ou dores de dente, de distensões musculares e de contusões.

Leia mais: Aprenda como plantar arnica em casa, planta medicinal anti-inflamatória poderosa

Podemos beber chá de arnica com segurança?

À primeira vista, conhecendo todos esses benefícios, parece óbvio que pode beber chá de arnica. Entretanto, conforme fora dito, a arnica é muito usada na produção de cremes e pomadas, e existe um motivo por trás disso. Infelizmente, o consumo oral da arnica é tóxico para o nosso organismo. Portanto não se pode beber chá de arnica sem sofrer com riscos para a saúde.

No caso, a arnica é capaz de causar arritmias, dores abdominais, náuseas, vômitos, tremores, enjoos, diarreia, vertigens, hipertensão, inchaço e outros sintomas graves de intoxicação. Sendo assim, o chá de arnica só pode ser empregado para fazer compressas na pele, aplicado diretamente nela, ou no máximo em gargarejos. Nesse último caso, que serve para tratar dores de dente e gengivites, é preciso tomar cuidado com a ingestão.

Outras situações em que o uso da arnica é contraindicado ou perigoso

Por fim, nós não podemos beber chá de arnica por causa dos seus efeitos tóxicos, mas existem casos em que a aplicação dele na pele também é problemática. O ideal é que você teste a arnica na sua pele antes de realmente usar. Se após o uso sua pele tiver alguma vermelhidão, irritação, dermatite ou reação similar, é bom evitar o uso dela. Caso contrário, a arnica provavelmente será segura para você, sendo contraindicada apenas para gestantes e crianças pequenas, apenas para garantir a segurança.

Leia mais: Qual o melhor chá para baixar a diabetes? Escolha a melhor opção

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915