Book Appointment Now
Como desintoxicar o fígado rapidamente? Anote as dicas de ouro para hoje
A princípio, o fígado é um órgão que consegue ser extremamente vital para a nossa saúde, ao mesmo tempo que ele é bastante vulnerável à danos e lesões. Umas das formas em que essas lesões de constituem é através da intoxicação do fígado, que geralmente é silenciosa e perigosa. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, aprenda a como desintoxicar o fígado rapidamente, e confira dicas saudáveis para lidar com a saúde do órgão.
Infelizmente, muitos dos hábitos que mantemos hoje em dia são prejudiciais para o nosso fígado. Infelizmente é por isso que é tão comum encontrar alguém com problemas como cirrose e hepatite. Ambas são doenças hepáticas consideravelmente graves e frequentes, e que podem ser consequência de um fígado intoxicado. Logo, aprender a como como desintoxicar o fígado rapidamente é algo mais importante do que parece.
Causas e sintomas da intoxicação no fígado
Tão importante quanto saber como desintoxicar o fígado rapidamente é conhecer os sinais do corpo que apontam para intoxicação hepática, e o que favorece o desenvolvimento deles. De maneira geral, como o fígado é um órgão que metaboliza alguns compostos e nutrientes, o que mais influencia na saúde e intoxicação dele é a nossa alimentação do dia a dia.
No caso, o consumo exagerado de bebidas alcóolicas, ou de alimentos gordurosos e industrializados, costumam ser os principais responsáveis por danos no fígado. Agora em relação aos sintomas da intoxicação hepática, muitas vezes essa condição é silenciosa. Mas existem sim alguns sinais que são indicativos claros de que há algo de errado com o fígado. Alguns destes sinais são:
- Inchaço em diferentes partes do corpo
- Mudanças na coloração das fezes e urina
- Icterícia (esclera dos olhos e pele amarelados)
- Fraqueza e fadiga constantes e repentinos
- Problemas gastrointestinais
Leia mais: Qual exame detecta gordura no fígado? Saiba como é feito o diagnóstico do problema
Como desintoxicar o fígado rapidamente?
Antes de mais nada, é muito importante salientar que, caso você suspeita estar com o fígado intoxicado, buscar o atendimento médico é indispensável. Dito isso, aprender a como desintoxicar o fígado rapidamente pode sim fazer a diferença em muitas situações. E as principais abordagens para isso é consumir sucos e chás detox.
No caso dos sucos, geralmente a beterraba e a couve costumam ser as melhores opções. Ambos são ricos em minerais, vitaminas e água, os quais trabalham muito a favor da saúde do fígado. Mas é importante consumir apenas um copo de suco por dia, e que ele esteja associado com uma dieta balanceada.
Agora, quanto aos chás detox, plantas como a hortelã, boldo e alcachofra são consideradas riquíssimas em compostos que desintoxicam o fígado. O mesmo pode ser dito do chá verde, que é bastante consumido. O consumo deles também precisa ser moderado, para até 3 xícaras por dia no máximo.
Outros cuidados indispensáveis para a desintoxicação do fígado
Por fim, sabendo as formas de como desintoxicar o fígado rapidamente, resta apenas ficar por dentro de algumas mudanças que são cruciais para que o órgão se recupere bem. Como a alimentação é o que mais influencia na saúde do fígado, uma dieta saudável é um passo primordial para que ele fique saudável. Mas além disso, manter uma boa rotina de hidratação, exercícios e sono também são indispensáveis nessa questão.
Leia mais: Qual o melhor chá para gripe? Faça escolhas eficientes e saborosas