Amendoim faz mal para o coração? Saiba como ele afeta a nossa saúde

Além de muito saboroso, o amendoim pode ser usado em quase todo tipo de prato. Ele marca presença em muitas receitas salgadas, e é ingrediente principal de incontáveis sobremesas. Mas será que o consumo de amendoim representa algum risco para o organismo? Venha com o SaúdeLab, saiba como ele afeta a nossa saúde, e descubra se o amendoim faz mal para o coração.

Por ser tão versátil, o amendoim acaba sendo bastante presente na alimentação de muitas pessoas, seja como petisco ou em pratos mais elaborados. Logo, se você é uma delas, significa que sua saúde é bastante impactada por ele. Então vale a pena entender se esse impacto é positivo, ou se você pode estar correndo algum risco.

O amendoim faz mal para o coração?

A princípio, o que leva tantas pessoas acreditar que o amendoim faz mal para o coração, é o fato de que ele é extremamente rico em gorduras. E como bem sabemos, as gorduras são um dos compostos mais nocivos para o coração e sistema cardiovascular como um todo. Mas felizmente, essas gorduras do amendoim não são do mesmo tipo que as gorduras consideradas prejudicais. Na verdade, elas são bastante benéficas e de ótima qualidade.

Também vale mencionar que o amendoim ainda possui compostos que favorece a saúde do coração. Por exemplo, os fitoesteróis dele favorecem a redução dos níveis de colesterol. Ademais, o amendoim ainda contém arginina e resveratrol, os quais são respectivamente responsáveis por relaxar os vasos e impedir o depósito de gorduras neles. Logo não há como dizer que o amendoim faz mal para o coração pois o efeito é na verdade o contrário.

Leia mais: Amendoim é remoso? Descubra como ele pode interferir na sua saúde

Outros benefícios do amendoim para a saúde

  • É antioxidante: dentre as vitaminas presentes no amendoim, a vitamina E merece destaque por seu efeito antioxidante. Com ela, o organismo consegue combater os radicais livres do organismo, prevenindo problemas como o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas.
  • Reduz o estresse: por incrível que pareça, o amendoim é considerado uma fonte de triptofano, que promove a produção e serotonina. E a serotonina por sua vez é uma substância que está ligada com o bom-humor.
  • Previne anemia e diabetes: enquanto as gorduras do amendoim ajudam no controle da glicemia do sangue, o ácido fólico presente nele estimula a produção de glóbulos vermelhos. Esses efeitos ajudam, respectivamente, na prevenção e combate de condições como a diabetes e anemia.
  • Mantém os músculos saudáveis: a combinação de magnésio com potássio, dois importantes minerais do amendoim, melhora as contrações dos músculos e fortalece os mesmo.

Cuidado com a forma em que você está consumindo o amendoim

Por fim, é preciso deixar claro que todas essas propriedades do amendoim só podem ser garantidas e acessadas através do consumo dele fresco. Atualmente, ele é comumente servido coberto de sal, chocolate, caramelo e outros ingredientes. Nesses casos, não há como garantir que o amendoim não faz mal para o coração. Um amendoim salgado, por exemplo, contém muito mais sódio, mineral que provoca o aumento da pressão arterial.

Leia mais: Leite condensado vencido faz mal? Fique por dentro dos detalhes

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915