Melancia faz mal para o fígado? Entenda melhor essa questão

A saúde do fígado pode ser afetada pelo consumo de diversos tipos de alimentos

A princípio, o fígado é um órgão que consegue ser tão importante quanto sensível. Seu funcionamento pode ser afetado por inúmeros fatores, mas especialmente a nossa alimentação. Com isso, precisamos considerar a possibilidade de que algumas frutas são prejudiciais para ele. Portanto venha com o SaúdeLab, e descubra se é verdade que a melancia faz mal para o fígado.

De maneira geral, a sensibilidade do fígado se dá em boa parte por causa de sua função. Basicamente, ele é responsável por metabolizar compostos presentes no nosso sangue. Esses compostos podem ser desde toxinas até gorduras e nutrientes excessivos. Logo, como a nossa alimentação é a principal forma que temos de fornecer nutrientes para o nosso organismo, ela terá uma grande influência no funcionamento do órgão.

Principais benefícios da melancia para a saúde

  • Mantém a pele protegida: existem compostos carotenoides na melancia, como o licopeno, que reforçam a proteção da nossa pele, especificamente contra a ação de raios solares.
  • Previne doenças cardíacas: outra importante função do licopeno é que ele combate a aterosclerose através da prevenção da oxidação do colesterol. A aterosclerose se consiste na formação de placas de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos, e é responsável por muitos problemas cardiovasculares.
  • Hidrata e elimina líquidos: uma das principais características da melancia é que ela é extremamente rica em água. A partir disso, ela exerce um efeito diurético no corpo, favorecendo a eliminação de líquidos em excesso, e ainda mantém o organismo bem hidratado.
  • Aumenta o desempenho em exercícios: por incrível que pareça, a melancia é uma boa fruta para quem frequenta a academia ou pratica atividades físicas com frequência. Isso se dá pela presença de potássio, aminoácidos e magnésio. Todos esses compostos são indispensáveis para os músculos e rendimento deles.

Leia mais: Erva baleeira faz mal para o fígado? Conheça os seus principais efeitos

A melancia faz mal para o fígado ou não?

Conhecendo todas essas propriedades da melancia, fica difícil de acreditar que ela possa fazer mal para a nossa saúde. E para o fígado em específico, acredita-se que as características da fruta são boas até para prevenir o desenvolvimento de problemas hepáticos. Portanto, em um aspecto geral, não tem como dizer que a melancia faz mal para o fígado de forma alguma.

Por outro lado, existe um motivo pelo qual alguns podem acreditar nisso. A melancia é comumente usada para fazer drinks com bebidas alcóolicas. E o licopeno da fruta é um composto capaz de interagir o com o álcool dessas bebidas, de forma a agravar a inflamação que ele causa. Mas isso não significa que a melancia faz mal para o fígado, e sim que ela pode potencializar o efeito das bebidas alcóolicas sobre ele. Logo, basta evitar misturar eles.

Existem alimentos muitos mais prejudiciais para o fígado do que as frutas

Mesmo havendo algumas exceções, as frutas dificilmente são responsáveis por danos e problemas hepáticos. As bebidas alcóolicas por exemplo, conforme fora dito, são extremamente inflamatórias para o órgão, e podem levar à doenças como a hepatite. Mas em relação à alimentação, os alimentos mais problemáticos costumam ser aqueles ricos em gorduras. Ou seja, cortes de carnes vermelhas, fast-foods, carnes embutidas, frituras e similares devem ser evitados pois as suas gorduras podem se acumular no fígado, causando a esteatose hepática.

Leia mais: Mel faz mal para o fígado? Entenda os seus efeitos para saúde geral

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação