Banha de galinha solta catarro? Descubra se é mito ou verdade

A princípio, as banhas de animais, especialmente a de porco, são utilizadas na cozinha há muito tempo e com bastante frequência. Elas não só acrescentam sabor aos pratos, como também são úteis durante o preparo. Mas é dito que a banha de galinha em específico oferece benefícios para a saúde. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se é verdade que a banha de galinha solta catarro, ou se é apenas um mito.

Estar com catarro pode ser um sintoma de incontáveis problemas, porém costuma ser bem comum em gripes e resfriados. Condições como essas não representam um perigo tão grande, mas a sensação de estar com o peito cheio causada pelo catarro é muito desconfortável. Logo, é sempre bom conhecer dicas e formas caseiras de amenizar isso.

A banha de galinha solta catarro?

Por incrível que pareça sim, a banha de galinha solta catarro. Porém, a forma com que ela faz isso é muito interessante. Através do consumo dela, é possível manter as nossas mucosas bem umedecidas, o que ajuda a eliminar o muco acumulado. Ademais, a banha de galinha ainda apresente compostos anti-inflamatórios, responsáveis por acalmar a mucosa como um todo.

Sob o mesmo ponto de vista, também vale mencionar que a banha de galinha ajuda a controlar a atividade e desempenho de algumas das nossas células de defesa. Sem falar que ela contém compostos denominados de sesquiterpenos, capazes de eliminar vírus que causam o acúmulo do muco. Ou seja, não só a banha de galinha solta catarro como também combate as doenças por trás desse sintoma.

Outras vantagens de se consumir a banha de galinha

As propriedades anti-inflamatórias da banha de galinha favorecem a saúde da pele e sistema cardiovascular. No caso, pode parecer contraditório dizer que uma banha seja boa para o coração e vasos. Porém diferente de outros tipos de gorduras, a banha de galinha melhora a circulação e funcionamento do coração. Inclusive ela ajuda a prevenir problemas como a aterosclerose e até varizes.

Outro ponto muito importante é que a banha de galinha é bem rica do ponto de vista nutricional. E seus nutrientes são bem aproveitados pelo organismo pois ela é facilmente digerida. A digestão por sua vez também é beneficiada, graças a presença de alguns compostos nitrogenados e não nitrogenados específicos.

Como fazer para consumir a banha?

Sabendo que a banha de galinha solta catarro, e conhecendo melhor as propriedades dela, fica claro que ela é um verdadeiro salva-vidas para alguns problemas. Entretanto, apesar dela poder ser consumida pura, existem outras formas de preparar ela que não só são mais saborosas, como também potencializam os seus efeitos.

No caso, a banha de galinha pode ser aproveitada para fazer caldos muito saborosos. Quando combinada com alho, gengibre, mel, açafrão, limão e ingredientes similares, o caldo fica ainda mais nutritivo. Porém, é bom salientar que, independente da forma de preparo, é preciso ter moderação na quantidade de banha usada.

Leia mais: Arroz parboilizado faz mal para a saúde? Veja no que ele se difere

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915