Arroz parboilizado faz mal para a saúde? Veja no que ele se difere

Há algumas pequenas e importantes diferenças do arroz comum para o parboilizado

Você conhece o arroz parboilizado? À primeira vista, ele pode não parecer muito diferente do arroz branco comum. Mas por incrível que pareça, na prática, ele tem características bastante interessantes. Resta saber se elas podem ser benéficas ou prejudiciais para nós. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, entenda se o arroz parboilizado faz mal, e veja no que ele se difere.

No Brasil, poucos alimentos são tão básicos nas refeições quanto o arroz e o feijão. Eles estão presentes no prato de quase todos nós, geralmente acompanhado de uma carne e salada. Com isso, substituir o arroz comum, mesmo que seja por um tipo diferente de arroz, pode acabar impactando a nossa saúde de alguma forma. Portanto vale a pena entender como é esse impacto no caso do arroz parboilizado.

Principais diferenças entre os tipos de arroz

Primeiramente, é bom deixar claro que tanto o arroz parboilizado quanto o arroz comum são o mesmo cereal. Ou seja, eles não são de tipos diferentes de grãos. Em relação ao processo de plantio e cultivo, também não há nenhuma diferença significativa. Agora, o que realmente faz com que o arroz parboilizado seja especial são os processos aos quais ele é submetido depois do cultivo.

No caso, o primeiro processo é responsável por aumentar a umidade dos grãos, ainda na casca, com o objetivo de causar um efeito de gelatinização. Feito isso, os grãos ainda são submetidos à uma secagem, evitando que eles sejam deteriorados. Por causa desses processos, o arroz parboilizado é considerado um arroz pré-cozido. E quanto ao ponto de vista nutricional, é possível identificar algumas vantagens.

Leia mais: Comer arroz cru faz mal? Entenda quais podem ser as consequências na saúde

Comer o arroz parboilizado faz mal ou não?

Agora que você sabe mais sobre a produção do arroz parboilizado, resta apenas saber no que ele se difere quanto aos seus valores nutricionais. Conforme fora dito, o processo de pré-cozimento concede algumas vantagens para ele. Uma elas é que os grãos ficam mais ricos em nutrientes como vitaminas, minerais e fibras. Portanto, nesse aspecto, não há como afirmarmos que o arroz parboilizado faz mal.

Essa maior quantidade de nutrientes se dá pelo fato de que o os grãos são pré-cozidos ainda na casca. Dessa maneira, eles podem fixar parte dos componentes da casca na sua própria composição. Mas o que é bastante interessante é que as vantagens dele vão além da composição. O processo de pré-cozimento também é responsável por facilitar o preparo dele, e evitar que os grãos fiquem quebradiços e sejam desperdiçados.

Assim como o arroz comum, o parboilizado também é rico em carboidratos

Por fim, é importante salientar novamente que o arroz parboilizado e o comum utilizam os mesmos grãos. Logo, o parboilizado também acaba sendo muito rico em carboidratos, que em grandes quantidades são muito prejudiciais para a nossa saúde. Ou seja, se o consumo for excessivo, o arroz parboilizado faz mal de fato. Sendo assim, independente de se você optar pelo arroz parboilizado ou comum, é preciso ter bastante moderação.

Leia mais: Quem tem gastrite pode comer arroz? Veja como ele pode afetar a doença

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação