Amora prende ou solta o intestino? Entenda melhor seus efeitos no organismo

Amora prende ou solta o intestino? – De antemão, a amora é uma fruta bastante benéfica para a nossa saúde. Graças a variedade de nutrientes que ela apresenta, ela é capaz de afetar o organismo em diferentes aspectos. E um desses aspecto é o funcionamento e saúde do nosso intestino.

Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se a amora prende ou solta o intestino, e quais os seus principais benefícios.

A grande maioria das frutas costumam beneficiar muito o nosso intestino. O problema é que a forma com que esses benefícios se demonstram variam de uma fruta para outra.

Algumas são capazes de favorecer o trânsito intestinal, soltando ele, enquanto outras são capazes de manter ele mais preso. Resta saber em qual dessas duas possibilidades podemos encaixar a amora.

Amora prende ou solta o intestino?

Primeiramente, a resposta para essa questão está basicamente em um único nutriente, que são as fibras. Elas estão presentes na grande maioria das frutas, e são responsáveis justamente por atuar no funcionamento intestinal.

Mas existem diferentes tipos de fibras, cujos impactos variam. E por possuir dois tipos diferentes de fibras, faz sentido ficar na dúvida de se a amora prende ou solta o intestino.

No caso, a amora apresenta tanto fibras solúveis quanto insolúveis. Apesar dessa combinação poder regular o intestino de diferentes formas, para a amora o seu papel é mais definido.

Isso porque as fibras dela em específico promove tanto os movimentos intestinais quanto a formação das fezes. Logo, na dúvida de se a amora prende ou solta o intestino, a resposta é que ela favorece o trânsito do órgão e a evacuação, mantendo ele mais solto.

Incluir a amora e outras frutas na dieta é a chave para a saúde intestinal

Agora que você entendeu a questão de se a amora prende ou solta o intestino, fica claro que ela é uma ótima adição na alimentação do dia a dia, especialmente para quem sofre de constipação. Mas não podemos deixar de salientar que ela não deve ser vista como uma solução para problemas intestinais. Incluir outras frutas na dieta, juntamente com ela, é algo indispensável para garantir a saúde e funcionamento do intestino.

Outros efeitos benéficos da amora na saúde

  • Ação antioxidante: as antocianinas, ácidos fenólicos e flavonoides presentes na amora são todos compostos antioxidantes. Isso significa que eles são responsáveis por combater os radicais livres, que por sua vez são causadores de doenças neurodegenerativas e do envelhecimento precoce.
  • Mantém a visão conservada: a zeaxantina e a luteína são dois compostos da amora relacionados com a proteção dos olhos contra a incidência de fontes de luzes, como telas de celular e os raios solares.
  • Protege o sistema cardiovascular: os mesmos compostos antioxidantes mencionados também são de extrema importância para a manutenção da saúde cardiovascular. Isso porque eles são capazes de melhorar o controle dos níveis de colesterol do nosso organismo.
  • Inibe a osteoporose: uma das vitaminas mais expressivas da amora é a vitamina K. Aliás, ela é imprescindível para a fixação do cálcio nos ossos, e portanto é importante para prevenir a osteoporose.

Por fim, leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915