Carne de porco inflama ferimentos? Saiba agora se é mito ou verdade

Entenda melhor se a carne de porco é ou não considerada um alimento inflamatório

Carne de porco inflama ferimentos? – De antemão, os processos inflamatórios não são necessariamente um problema por si só. Entretanto, a partir do momento em que eles são desequilibrados, eles passam a causar inflamações danosas.

E um dos principais fatores por trás desse desequilíbrio é a nossa alimentação. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se a carne de porco inflama ferimentos, e quais são as desvantagens dela.

Quando a nossa pele sofre algum corte ou ferida, o nosso corpo passa a dedicar esforços para cicatrizar esse machucado. Essa cicatrização depende de diversos fatores, como as plaquetas e as defesas do sistema imunológico.

Ao mesmo tempo, também existem fatores que atrapalham ela, e as inflamações talvez sejam os principais exemplos disso, visto que elas desaceleram e prejudicam a cicatrização.

A carne de porco inflama ferimentos?

Obviamente que, para que um alimento cause inflamações, ele precisa conter substâncias inflamatórias em sua composição. E a carne de porco por sua vez gera bastante confusão quanto a sua composição nutricional.

Isso porque, por ser uma carne, ela é fonte de proteínas. Mas dentro das carnes vermelhas, e carnes no geral, ela também costuma ter os cortes mais gordurosos.

No caso, sabemos que as gorduras são problemáticas para a saúde, especialmente para o ganho de peso e para o sistema cardiovascular. Entretanto, uma propriedade que não se fala tanto é que, quando em excesso, as gorduras são inflamatórias.

Sendo assim, dependendo da quantidade consumida, a carne de porco inflama ferimentos e provoca reações inflamatórias pelo corpo.

Com moderação, a carne de porco pode ser perfeitamente segura

Não é porque a carne de porco inflama ferimentos que ela precisa ser excluída da dieta. Caso você esteja com algum machucado e tem receio de consumir ela, lembre-se de apenas ter moderação.

Em pequenas quantidades, a carne de porco dificilmente representa algum problema. E para garantir ainda mais a segurança, basta dar preferência por cortes mais magros da carne, que apresentam menos gorduras.

Quais outros alimentos podem provocar inflamações?

Sem dúvidas, não é apenas a carne de porco que inflama ferimentos. Existem muitos outros alimentos capazes de provocar inflamações no nosso organismo e, consequentemente, de inflamar ferimentos e prejudicar a cicatrização deles. Inclusive existe até uma classificação bastante popular para eles, que é a de alimentos remosos. Ela engloba uma boa variedade de comidas, das quais muitas infelizmente são amplamente consumidas.

Em suma, um alimento é considerado remoso quando ele provoca inflamações. E essa característica se dá pela presença de compostos inflamatórios como as gorduras, açúcar, óleos refinados e sal. Ademais, ter uma ação inflamatória também é comum para alguns aditivos químicos, e substância que comumente provocam alergia. Sob esse ponto de vista, confira a seguir alguns dos principais alimentos que são considerados inflamatórios:

  • Fast-foods
  • Salgadinhos
  • Congelados
  • Frituras
  • Frutos do mar
  • Doces industrializados
  • Carnes embutidas
  • Alimentos processados

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação