Pepino com ovo faz mal? Descubra se é mito ou verdade

Será que misturar pepino com ovo faz mal? Aliás, você já ouviu falar da dieta do ovo com pepino? Como o próprio nome já sugere, ela se consiste em incluir bastante o pepino e o ovo na alimentação do dia a dia.

Entretanto, ela levanta certos receios, visto que algumas pessoas acreditam que esses dois alimentos fazem mal juntos. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e confira se pepino com ovo faz mal, ou se pode ser consumido sem problemas.

À primeira vista, a combinação de ovo e pepino pode parecer um pouco estranha. Afinal, o ovo é um combina muito com salgados, e o pepino, além de ser um vegetal bem úmido, é levemente adocicado.

Na prática, essas diferenças de características não impedem a combinação deles na cozinha. Mas vale a pena como essa combinação se configura do ponto de vista nutricional.

Pepino com ovo faz mal?

Conforme fora dito, o sabor adocicado e textura úmida do pepino não são exatamente a melhor combinação com o ovo. Porém, o que realmente importa são como os compostos de cada ingrediente interagem quando são consumidos juntos.

E felizmente, nesse aspecto, não há nada que nos permita dizer que o pepino com ovo faz mal. Muito pelo contrário, eles são uma ótima combinação para incluir no dia a dia.

Obviamente que, isso não significa que eles são sempre e absolutamente seguros. Um pepino mal higienizado pode levar a contaminações por bactérias e microrganismos bastante graves.

Já um ovo mal cozido tem o risco de levar à salmonela, uma infecção bacteriana bem comum. Ou seja, dependendo do modo de preparo, o pepino com ovo faz mal sim, mas isso nunca tem a ver com as propriedades nutricionais deles.

Principais benefícios do pepino para a saúde

Sabendo que o pepino com ovo não faz mal, vale a pena conhecer alguns dos benefícios que esses dois ingredientes oferecem para a nossa saúde.

No caso do pepino, ele é um vegetal riquíssimo em água, e possui uma grande quantidade de antioxidantes, além de apresentar diversos minerais e conter bastante fibras. A partir dessa composição, o pepino oferece benefícios para o organismo como:

  • Melhor controle da pressão arterial dos vasos
  • Combate da constipação intestinal
  • Manutenção da hidratação do organismo
  • Auxílio no controle dos níveis de glicose
  • Promoção dos processos de digestão de alimentos
  • Prevenção contra o desenvolvimento de cânceres

E como o ovo pode impactar o nosso organismo?

Por fim, tão importante quanto conhecer as propriedades do pepino, é saber como o organismo aproveita os nutrientes do ovo. Apesar de ser um alimento bem simples e básico, ele nunca deve ser subestimado.

Não só ele tem uma enorme variedade de minerais, como também é fonte de proteínas, e ainda contém vitaminas indispensáveis, que dificilmente são encontradas e alimentos vegetais. Dito isso, veja a seguir os benefícios do ovo para a saúde:

  • Ajuda na redução dos níveis de colesterol
  • Ameniza e combate os sintomas da depressão
  • Promove o desenvolvimento dos músculos
  • Favorece as atividades do sistema imunológico
  • Conserva a visão e a saúde dos nossos olhos
  • Atua no combate contra casos de anemia

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915