30 Benefícios do Pepino Que Você Não Conhece

benefícios do pepino

Tudo o que Você Precisa Saber Sobre os Benefícios do Pepino

O pepino é um dos vegetais mais consumidos em todo o Brasil, tanto por seu sabor refrescante quanto por seus benefícios. Uma vez que possui pouquíssimas calorias, é ideal para todas as dietas e para todos os cardápios. Os benefícios do pepino, como era de se esperar, estão relacionados tanto à saúde do nosso organismo quanto à beleza da pele e dos fios do cabelo.

Rico em água, o pepino é um alimento incrivelmente versátil. Na gastronomia, costuma aparecer muito em saladas. Ele vai bem também como snack, pode ser transformado em molho ou ainda pode ser servido como acompanhamento de peixes, risotos e outros pratos.

Embora algumas pessoas deem preferência apenas à polpa desse fruto, saiba que tanto as sementes quanto a casca são extremamente benéficas. São elas as principais responsáveis pelos benefícios do pepino em relação à estética, tanto para os fios quanto para sua pele.

Veja a seguir 30 benefícios desse alimento e surpreenda com o bem que ele pode lhe fazer!

Quais os benefícios do pepino?

quais os benefícios do pepino

Como mencionado anteriormente, o pepino é um alimento composto quase em sua totalidade por água. São, mais especificamente, 97% do líquido em sua composição. Além de pouco calórico, tem baixa concentração de carboidratos, o que é benéfico para quem está em processo de emagrecimento.

O pepino possui ainda uma quantidade importante de fibras. As vitaminas A, C e E estão presentes, assim como algumas do complexo B. Em termos de minerais, há magnésio, fósforo, cálcio, ferro e potássio. Veja a seguir o que as propriedades do pepino podem fazer por sua saúde e por sua beleza.

1. Pode ser utilizado para tratar olheiras

Um dos primeiros pensamentos que a maioria das pessoas tem quando o assunto é os benefícios do pepino é sua relação com tratamentos de beleza. E quando falamos em beleza, as olheiras são uma das preocupações de uma boa parcela da população.

O pepino é super benéfico no tratamento desse problema. Como ele é composto majoritariamente por água, é capaz de desinchar as olheiras e de reduzir os sinais de cansaço de dias mal dormidos. Experimente colocar rodelas frias de pepino sobre os olhos por 15 minutos e veja os resultados!

2. Tonifica a pele

O pepino é um tônico natural para a pele, sendo capaz de amenizar as linhas de expressão e as rugas originárias dos avanços da idade. Corte um pepino em rodelas e leve-o ao liquidificador. Bata-o, escorra o suco em uma peneira. Aplique o que sobrar no rosto e em outras partes do corpo por 10 a 15 minutos.

Se você acrescentar óleo essencial de alecrim e uma clara batida em neve ao pepino batido no liquidificador, terá uma máscara para o rosto. Ela é ainda mais potente, devido aos outros dois ingredientes, o que aumenta os benefícios do pepino para a pele.

3. Nutre, hidrata e protege os fios do cabelo

Um pepino, um pouco de azeite de oliva e um ovo inteiro. É tudo que você precisa para fortalecer completamente os fios do seu cabelo. Misture tudo em um liquidificador e aplique em seu cabelo.

4. Hidrata o corpo

Claro que os benefícios do pepino não são apenas estéticos. Novamente sua composição praticamente líquida é responsável por hidratar todo o corpo. É ideal para pessoas que não ingerem a quantidade diária de líquidos necessária. Comer um pepino gelado, seja em uma salada ou mesmo apenas cortado em rodelas, é responsável por até 13% da sua necessidade diária de água.

5. Evita e trata azia

benefícios do pepino japonês

O pepino é capaz de aliviar os sintomas da azia. A queimação característica de uma alimentação ruim ou mesmo exagerada pode ser amenizada se você ingerir uma saladinha refrescante de pepino. E pode e deve ser oferecido às crianças!

6. Atua na proteção do coração

Uma vez que o pepino tem alta concentração de potássio, ele é benéfico para sua saúde cardíaca. Um pepino médio apresenta cerca de 440 miligramas de potássio. Uma vez que esse nutriente equilibra os valores de sódio no organismo, pode prevenir a subida da pressão alta, por exemplo.

7. Melhora a saúde dos ossos

A vitamina K e o cálcio, ambos nutrientes presentes no pepino, são responsáveis por auxiliar na produção de células ósseas. De acordo com especialistas, o consumo de um pepino fornece em média 63% da dose diária de vitamina K que um ser humano adulto médio necessita.

8. É diurético

Devido à alta quantidade de água em sua composição, o pepino tem um conhecido efeito diurético no organismo.

9. Evita a retenção de líquidos

Justamente por ser um alimento diurético, o pepino proporciona a eliminação de líquidos. Isso é benéfico, uma vez que reduz a barriga e o inchaço, o que, inclusive, faz reduzir os números da balança.

10. Fortalece o sistema imunológico

Visto que o pepino é repleto de muitas vitaminas que o corpo precisa, ele é capaz de melhorar as defesas do organismo.

11. Elimina toxinas prejudiciais no corpo

Um dos benefícios desse vegetal é atuar na limpeza do corpo. Ele remove muitas toxinas comuns em seu corpo. Ele ainda é responsável por evitar que se formem pedras nos rins.

12. Diminui a prisão de ventre

Como o pepino tem boas doses de fibras, é responsável por regular as funções intestinais e digestivas. Ele evita, portanto, a prisão de ventre e a constipação crônica.

13. Auxilia na luta contra a balança

benefícios do pepino para a pele

Os benefícios do pepino para emagrecer são vários, e ele é um dos melhores alimentos quando o assunto é perder peso. Primeiro porque é baixíssimo em calorias. Em segundo lugar, sua capacidade de ajudar a eliminar líquidos já reduz em parte o peso do corpo. Se você considerar ainda as fibras, deve se lembrar de que esse nutriente fornece sensação de saciedade quase imediata.

14. Ajuda diabéticos e pode ajudar a prevenir a doença

O pepino tem um componente importantíssimo que auxilia o pâncreas a produzir insulina. Isso é muito benéfico a pessoas que estejam enfrentando a diabetes. Claro que de jeito nenhum o consumo do pepino substitui os medicamentos e os tratamentos médicos para essa doença.

15. Reduz os níveis de colesterol

O colesterol é um tipo de elemento químico necessário ao organismo, uma vez que ele desempenha funções essenciais à saúde de seu corpo. No entanto, por inúmeros motivos seus níveis podem se elevar. O consumo regular e moderado de pepino pode diminuir o colesterol no sangue, equilibrando suas taxas de modo a mantê-las em um nível saudável.

16. Cura mau hálito

Ninguém gosta de ter um hálito ruim. Além de anti-higiênico, é socialmente mal visto pelas pessoas. Se você tomar suco de pepino, você verá que seu hálito ficará mais refrescante. Isso se deve ao fato de o pepino regenerar as células das gengiva, eliminando as que estão mortas.

17. É anti-inflamatório

Já que o pepino tem fortes propriedades anti-inflamatórias, ele alivia dores nas articulações. O consumo desse vegetal é capaz de aliviar problemas nos tornozelos, nos joelhos e em demais pontos articulatórios. É bastante indicado para atletas que praticam atividades de alta intensidade.

18. Ajuda a manter os rins saudáveis

Assim como o pepino pode prevenir que se formes os cálculos renais em seu organismo, ele também ajuda a controlar a quantidade de ácido úrico que você produz. Isso é bastante benéfico para que você tenha rins em bom estado de saúde.

19. Ajuda a amenizar os sintomas de uma ressaca

Bebeu demais e acordou no dia seguinte se sentindo mal? O pepino pode lhe ajudar a reduzir os efeitos da bebedeira. Uma vez que ele tem efeito detox no organismo e é composto por 97% de água, ele certamente auxilia a eliminar as toxinas do álcool que você ingeriu.

20. Pode ajudar a prevenir câncer de mama

benefícios do pepino para o câncer de mama

O pepino tem taxas importantes de um carotenoide conhecido como luteína. Esse elemento é conhecido entre os especialistas como um dos principais combatentes do câncer de mama.

Há pesquisas significativas na área que apontam esse vegetal como um dos melhores alimentos para incluir na dieta se a intenção é evitar esse tipo específico de tumor.

21. É um bom antioxidante

Em comparação a outros vegetais, principalmente aos coloridos, o pepino tem menos potencial antioxidante. Ainda assim, ele é super benéfico nesse sentido. Não é à toa que um dos benefícios do pepino é justamente ajudar a rejuvenescer a pele. Isso se deve ao fato de que ele elimina os radicais livres presentes em suas células. Isso previne o envelhecimento precoce.

22. Previne dores de cabeça

A medicina aponta que uma das maiores causas para o surgimento das cefaleias, ou as famosas dores de cabeça, é a desidratação. Como você já viu, um dos benefícios do pepino é justamente hidratar o corpo. Por ser rico em água e em magnésio, consuma esse vegetal com regularidade para evitar esse problema.

23. Pode ser benéfico no combate ao Mal de Alzheimer

O pepino contém em sua composição um flavonoide conhecido como fisetina. A fisetina tem uma atuação anti-inflamatória poderosa, o que, de acordo com alguns estudos, pode prevenir problemas de memória. Apesar de ainda não haver comprovações científicas contundentes, um dos benefícios do pepino pode ser a prevenção do Mal de Alzheimer.

24. É um analgésico natural

O pepino não só tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, como também tem propriedades analgésicas. Ou seja: é indicado o seu consumo regular se você quiser aliviar todos os tipos de dores, sejam elas musculares ou de outros tipos.

25. Regula a coagulação sanguínea e evita hemorragias

A vitamina K, como você já sabe, é uma aliada é da saúde do coração. Mas não só. Ela ajuda a regular a coagulação do sangue, assim como evita que se formem hemorragias.

26. Evita o aparecimento de câimbras

O magnésio presente no pepino é ótimo para a contração muscular, prevenindo o aparecimento de dores e de câimbras.

27. É benéfico à saúde dos dentes

benefícios do pepino para os dentes

A vitamina D é responsável por tornar o metabolismo do cálcio pelo organismo mais eficiente. Uma vez que o pepino é uma fonte importante de ambos os nutrientes, seus dentes se beneficiam disso. O consumo do pepino é, portanto, uma ótima forma de manter a saúde dental em dia.

28. Trabalha na alcalinização do sangue

Se o médico lhe disser que seu sangue está muito ácido, uma forma de alcalinizá-lo é consumir o pepino. Dê preferência ao pepino japonês, uma das espécies desse alimento.

Isso porque um dos maiores benefícios do pepino japonês, especificamente, é amenizar os efeitos de uma alimentação ácida. Uma alimentação ácida é capaz de prejudicar seu estômago, sendo a azia uma das principais consequências disso.

29. Acelera o metabolismo

O potássio auxilia na aceleração das funções metabólicas. Isso, por consequência, faz com que você perca mais peso rapidamente.

30. Pode ser utilizado em praticamente qualquer tipo dieta

De nada adiantam todos os benefícios acima se você não puder consumir esse vegetal. Saiba, no entanto, que existem várias formas de você inserir esse alimento em sua dieta. Independente do tipo de alimentação que segue, o pepino pode ser incluído sem qualquer problema. Basta usar a criatividade!

Como diversificar pratos com pepino?

Um dos motivos para que as pessoas não consumam tanto esse vegetal é por alegarem que seu gosto é amargo. Como o pepino é composto por água basicamente, ele absorve facilmente os temperos e os sabores de outros alimentos.

Isso é positivo, uma vez que ele pode ser adicionado a variadas receitas. Veja abaixo uma sugestão super saborosa!

Hambúrguer de quinoa com feijão branco e molho de pepino

benefícios do pepino para emagrecer

Normalmente você faria uma salada de pepino para incluir o alimento em sua dieta. A sugestão aqui, no entanto, é mais interessante e saborosa. Um hambúrguer vegano não precisa ser algo sem gosto ou sem graça. Veja abaixo os ingredientes e o modo de preparo:

Ingredientes do molho:

  • Meia xícara de chá de pepino picado;
  • Uma colher de sopa de leite de coco;
  • Uma colher de sopa de suco de limão;
  • Duas colheres de chá de tahine;
  • Uma colher de chá de açúcar;
  • Um dente de alho pequeno;
  • Sal e pimenta moída a gosto.

Ingredientes do hambúrguer:

  • Duas colheres de sopa de quinoa;
  • 400 gramas de feijão branco cozido;
  • Meia xícara de chá de milho cru;
  • Uma colher de chá de sal;
  • Uma colher de sopa de salsinha picada;
  • Meia colher de chá de páprica picante;
  • Meia colher de chá de cominho;
  • Dois dentes de alho ralados;
  • Meia colher de chá de pimenta moída;
  • Duas colheres de sopa de suco de limão.

Modo de preparo:

Primeiro você fará o molho de pepino. Coloque em uma vasilha todos os ingredientes necessários e misture bem. Após misturar, leve à geladeira e reserve.

Enquanto isso, em outro recipiente coloque a quinoa e cubra-a com água quente. Espere 2 minutos. Depois cozinhe a quinoa por mais ou menos 10 minutos em fogo baixo. Deixe esfriar.

Use um processador ou liquidificador para bater 200 gramas do feijão branco. Adicione a pasta de feijão à quinoa e depois acrescente os ingredientes faltantes. Misture tudo. Forme pequenos hambúrgueres. Leve-os ao freezer em por cerca de uma hora.

Depois que passar uma hora, retire os hambúrgueres e frite-os. Você pode servi-los com pão árabe, alface e o molho de pepino. Fica uma delícia!

 

 

Fontes: Journal of Scientific Research e Research Gate

Crédito das imagens: Pxhere e Freepik