Chá de barbatimão: pode tomar? Tem algum risco? Entenda!

Será que o chá de barbatimão pode tomar? A princípio, mesmo sendo um dos chás mais consumidos, boa parte das propriedades do chá de barbatimão não são bem difundidas.

Isso inclui não só os seus benefícios, mas também as possíveis contraindicações que ele pode ter na saúde do nosso organismo. Portanto o SaúdeLab vai te ensinar se o chá de barbatimão pode tomar sempre, e quais são os efeitos e riscos dele.

De maneira geral, o barbatimão é um planta muito empregada pelos seus fins medicinais. Isso porque ela é fonte de alguns compostos muito proveitosos para a nossa saúde.

Entretanto, assim como é para quase todo tipo de chá, esses compostos precisam ser empregados com cuidado. Caso contrário, pode ser que eles deixem de serem benéficos, e passem a oferecer malefícios no organismo.

Chá de barbatimão: pode tomar sempre?

Um dos principais erros ao incluir os chás no dia a dia é justamente o consumo excessivo. A grande maioria deles não costuma representar problemas nesse sentido, em porções controladas.

E no caso do chá de barbatimão você pode tomar sempre sim, de 3 a 4 xícaras diariamente. Mas a partir do momento em que você exagera nesse consumo, ele passa a oferecer alguns riscos consideráveis para a saúde.

Por incrível que pareça, o barbatimão é uma erva com potencial tóxico. A composição dele é segura apenas se nós tivermos atenção na quantidade, pois quando em excesso, essa toxicidade pode levar até mesmo à casos de envenenamento.

Portanto, caso você queira incluir essa bebida na sua rotina, tome muito cuidado na frequência do consumo e nas dosagens dela.

O chá também possui algumas importantes contraindicações na saúde

Tão importante quanto saber se o chá de barbatimão pode tomar sempre, é conhecer as contraindicações dele. Ou seja, as situações em que ele é problemático independente da quantidade.

Como alguns dos efeitos colaterais dele afetam a saúde do estômago, ele precisa ser evitado por quem já sofre de problemas gástrico, como úlceras. Mas outra importante contraindicação dele, bem como de muitos outros chás, são as mulheres gestantes. Por terem a saúde mais sensível, produtos ricos em compostos, como é o caso do barbatimão, podem ser nocivos.

E quais são o benefícios do barbatimão na saúde?

Promove a saúde respiratório: graças aos efeitos analgésicos e anti-inflamatórios do barbatimão, ele pode ser empregado para amenizar dores de garganta, gripes, tosses e até sinusites.

Favorece a saúde bucal: essas mesmas propriedades anti-inflamatórias também agem em conjunto com a ação antisséptica da erva para impedir o desenvolvimento da gengivite e de cáries na boca.

Combate problemas de pele: outra importante finalidade do potencial anti-inflamatório, dessa vez em conjunto com os antioxidantes do barbatimão, é a promoção da saúde e cicatrização da pele.

Ameniza dores generalizadas: conforme fora dito, o efeito analgésico do barbatimão é ótimo para alguns problemas respiratórios. Contudo, não podemos deixar de comentar que ele também é um aliado para combater e diminuir diversos tipos de dores.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915