Chá de melissa é bom para pressão alta? Descubra se funciona bem nesse caso

Será que o chá de melissa é bom para pressão alta? A princípio, mesmo não sendo tão popular quanto o de erva-doce ou o de camomila, por exemplo, o chá de melissa é bastante popular.

Isso porque as suas propriedades para nosso organismo são muito atrativas. Dizem até que ele pode ser empregado para combater a hipertensão. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se o chá de melissa é bom para pressão alta, e quais os efeitos deles na saúde.

Em suma, o chá de melissa recebe esse nome por causa do nome científico da planta usada em sua infusão. No caso, estamos falando da Melissa officinalis, que nada mais é do que a famosa erva-cidreira verdadeira.

Ela é considerada uma erva medicinal muito potente, graças a sua composição nutricional. Mas será que ela é realmente boa ao ponto de reduzir a pressão arterial dos nosso vasos sanguíneos?

Chá de melissa é bom para pressão alta?

De antemão, como o próprio termo já sugere, a hipertensão arterial é uma condição em que a pressão corrente nos vasos sanguíneos se encontra mais elevada do que o normal. Isso pode levar à diversas lesões problemas para o sistema cardiovascular, especialmente a longo prazo.

Logo, encontrar formas de reduzir de combater essa condição é muito importante, e felizmente o chá de melissa é bom para pressão alta de fato.

No caso, assim como o de camomila, o chá de melissa é muito conhecido por suas propriedades calmantes e sedativas.

E apesar delas serem comumente relacionadas ao bem-estar, essas propriedades são grandes aliadas na manutenção da saúde dos vasos sanguíneos, justamente porque ajudam a reduzir diretamente a pressão corrente neles. Por isso o chá de melissa é bom para pressão alta, e bastante recomendado para hipertensos.

Existem outros chás que combatem a hipertensão

Por incrível que pareça, o chá de melissa é bom para pressão alta mas não é o único capaz de exercer esse efeito. Muito pelo contrário, existem múltiplas ervas que são consideradas benéficas no combate da hipertensão.

Algumas exercem essa ação pelo relaxamento dos vasos, enquanto outras promovem a elasticidade e saúde deles, ou apenas tem efeito diurético, o que reduz a retenção de líquidos na corrente sanguínea. Sendo assim, confira a seguir os principais exemplos de chás  que ajudam a combater a pressão alta:

  • Alho
  • Oliveira
  • Capim-limão
  • Cavalinha
  • Gengibre
  • Cúrcuma
  • Hibisco
  • Camomila

Os chás por si só não devem ser tidos como um tratamento para hipertensão

De maneira geral, dentre os muitos fatores que costumam ser causadores da hipertensão, a má alimentação é um dos principais. Dependendo do que consumimos no dia a dia, a pressão dos vasos e saúde cardiovascular como um todo são altamente prejudicados.

Ou seja, não é porque o chá de melissa é bom para pressão alta, e que existem outras ervas que ajudam nesse problema, que eles são a solução para a hipertensão. Na maioria das vezes, ela precisa ser  tratada com mudanças nos hábitos alimentares e, dependendo do caso, uso de medicamentos.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação