A semolina tem glúten? Quais são as principais características dela?

Saiba mais sobre a composição geral da semolina, e se o glúten faz parte dela ou não

De antemão, a semolina é um ingrediente extremamente empregado na culinária, seja por restaurantes, pela indústria alimentícia, ou por cozinhas mais caseiras. Isso se dá pela essencialidade que ela possui em muitos pratos. Contudo, pouco se fala sobre as propriedades nutricionais dela. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se a semolina tem glúten, e quais são as principais características dela.

Para muitas pessoas, o glúten é um grande vilão na alimentação, não necessariamente porque engorda, mas principalmente pelo fato de que ele pode fazer mal diretamente para a saúde. Isso varia de caso para caso, porém ainda assim é bom nós conhecermos esse nutriente, e sabermos em quais alimentos ele está presente.

O que é o glúten, e por que ele é prejudicial?

Basicamente, o glúten é um tipo de proteína, que possui origem vegetal. Ele costuma estar presente principalmente em cereais, como a cevada, centeio e trigo. E a grande vantagem dele para a culinária é que, quando misturado à água, ele forma uma espécie de gel. Essa característica confere à receitas de massa uma melhor elasticidade, e atua como um tipo de cola durante o preparo.

A princípio, o glúten por si só não é prejudicial para nós de natureza. Mas conforme fora dito, ele pode fazer mal para a saúde dependendo do caso. Isso porque existem algumas pessoas que são alérgicas ou intolerantes ao glúten, ou que sofrem de doença celíaca. Nesses casos, o glúten é bastante indigesto, e é capaz de causar distensão abdominal e problemas intestinais, como diarreia.

Leia mais: Chia tem glúten? Entenda o poder nutricional dessa sementinha

E a semolina tem glúten mesmo ou não?

Também conhecida como sêmola, a semolina é um tipo de farinha de trigo que passou por um processo parcial de trituração e purificação. Com isso, a sua textura é um pouco mais grossa e granulada do que a da farinha de trigo comum com a qual estamos acostumados. Graças a essas características, ela permite o preparo de diversas massas específicas, especialmente pães  e macarrões.

Contudo, será que a semolina tem glúten? Bem, o trigo é um dos cereais em que esse nutriente costuma estar presente. E como a produção da semolina não se diferencia muito da farinha de trigo comum, que contém glúten, a composição nutricional não é tão diferente. Portanto sim, a semolina tem glúten, e o consumo de massas feitas com ela deve ser evitado por pessoas intolerantes ao nutriente ou que tem doença celíaca, conforme fora mencionado.

A semolina é melhor que a farinha de trigo comum em algum aspecto?

Por incrível que pareça, a semolina apresenta uma quantidade interessante de nutrientes. No caso, ela contém alguns minerais, como potássio, fósforo, magnésio e ferro, e vitaminas do complexo B. Ela também possui fibras, que são importantes para o funcionamento e fluxo intestinal como um todo. Sendo assim, sob o ponto de vista nutricional, a semolina possui algumas vantagens quando comparada com a farinha de trigo regular.

Leia mais: A laranja tem carboidrato? Conheça melhor seus verdadeiros nutrientes

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação