Ovo faz mal para o fígado? Entenda melhor suas propriedades e efeitos na saúde

Por ser um órgão sensível, precisamos tomar bastante cuidado com a saúde do fígado

De antemão, quando o assunto é saúde do fígado, grande parte das pessoas costuma pensar que as bebidas alcóolicas são as principais responsáveis por prejudicá-la. Apesar disso ser verdade em alguns aspectos, muitos dos alimentos que consumimos também possuem esse potencial. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se o ovo faz mal para o fígado, e te apresentar algumas de suas principais propriedades.

Existem duas características muito marcantes do nosso fígado. Uma delas é que ele exerce funções muito vitais no bom funcionamento do nosso organismo. E a outra é que ele, infelizmente, é um órgão é extremamente sensível. Ou seja, a saúde dele pode ser afeta por diversos fatores, principalmente a nossa alimentação. Logo, por ser um alimento muito básico, precisamos entender se o ovo faz mal para o fígado ou não.

Como a alimentação afeta a saúde do fígado?

Antes de mais nada, para entendermos se o ovo faz mal para o fígado, primeiro precisamos entender melhor a relação entre a alimentação e a saúde do órgão. Basicamente, ele exerce muitos papéis no corpo, e muitos deles estão ligados aos processos de digestão dos alimentos. Mas por enquanto, vamos focar em uma característica peculiar dele, que é a presença de gorduras em suas células.

Por incrível que pareça, o fígado apresenta uma quantidade natural de gorduras. Contudo, como o órgão participa na digestão de alimentos, essa quantidade pode ser elevada quando consumimos gorduras demais. Nesses casos, as gorduras passam a infiltrar no fígado, causando a esteatose hepática, condição conhecida popularmente por gordura no fígado. Dependendo da gravidade, ela pode comprometer severamente a nossa saúde.

Leia mais: Comer ovo frito todo dia faz mal? Conheça os malefícios que ele oferece

Principais propriedades do ovo para a saúde

  • É fonte de proteínas: um dos principais compostos do ovo são as suas proteínas, as quais fazem do ovo um excelente substituto de carnes em dietas vegetarianas. No caso, as proteínas são imprescindíveis para a manutenção da saúde dos músculos.
  • Conserva a saúde dos olhos: o ovo contém dois compostos carotenoides muito importantes, a luteína e a zeaxantina. Ambos mantém a nossa visão protegida contra a degeneração macular e ação de raios solares.
  • Favorece o emagrecimento: outra função interessante das proteínas do ovo é que elas garantem uma maior sensação de saciedade durante as refeições, promovendo a perda de peso.
  • Mantém o cérebro saudável: especificamente na gema do ovo, podemos encontrar a colina. Esse nutriente protege os nossos neurônios, e melhora nossa capacidade cerebral como um todo, incluindo a concentração, memória, humor e aprendizado.

Mas então, o ovo faz mal para o fígado ou não?

Conhecendo todos esses benefícios do ovo, pode parecer impossível de acreditar que ela faça mal para o fígado. E de fato, o ovo por si só não tem essa capacidade. Entretanto, a versatilidade dele na cozinha é tão grande que de fato existem modos de preparo em que o ovo faz mal para o fígado. No caso, estamos falando do ovo frito, ou de ovos mexidos com muita manteiga.

Conforme fora dito, as gorduras são extremamente nocivas para a saúde do fígado quando em excesso. Com isso, um ovo mexido que levar muita manteiga ou que for frito em óleo será muito prejudicial, já que a manteiga e óleo são fontes de gorduras. Portanto, se for comer ovo, dê preferência por um ovo cozido ou modere no uso de manteiga.

Leia mais: Peixe cavalinha é remoso? Fique atento aos alimentos perigosos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação