Abóbora dá gases? Saiba quais seus efeitos na flatulência

A formação de gases intestinais ou estomacais está diretamente ligada com a dieta

Será que a abóbora dá gases? À primeira vista, os gases podem não ser um sintoma tão preocupante, mas não há dúvidas de que eles são bem desconfortáveis. Um dos principais fatores responsáveis pela formação dos gases é a nossa alimentação, visto que algumas comidas favorecem ela.

Sendo assim, venha com o SaúdeLab, descubra se é verdade que a abóbora dá gases e quais comidas que têm esse efeito.

Na cozinha, a abóbora não é um ingrediente muito versátil. Porém do ponto de vista nutricional, ela definitivamente não deixa a desejar. A abóbora é um alimento extremamente completo quando se trata de nutrientes e propriedades.

O problema é que a variedade da sua composição é tão grande que acaba levantando alguns receios, como o de que ela contém nutrientes que causam gases no organismo.

A abóbora dá gases mesmo ou não?

Em suma, os gases podem se formar no nosso sistema digestivo, especificamente no estômago ou no intestino. Por isso que a alimentação está tão ligada aos gases, já que estes são os principais órgãos responsáveis pela digestão das comidas.

Sob esse ponto de vista, muitas pessoas acabam pensando que a abóbora dá gases. Mas felizmente, na prática, isso não passa de apenas um mito.

De maneira geral, a abóbora é fonte de fibras e contém bastante água. Estes dois compostos são indispensáveis para o bom funcionamento do intestino e, consequentemente, para a prevenção contra a formação de gases.

Ademais, não podemos afirmar que a abóbora dá gases pois ela nem apresenta as características que um alimento desse tipo geralmente tem, como a riqueza em açúcar ou amido.

Em algumas condições de saúde, a abóbora pode sim levar a formação de gases

Conforme fora dito, se você tem tido problemas com gases, não precisa ter medo de comer abóbora. Entretanto, se você sofre de alguma condição de saúde gastrointestinal, então é melhor tomar cuidado.

Isso porque a abóbora pode servir como gatilho para a formação de gases em pessoas com síndrome do intestino irritável, por exemplo. Portanto, se você é uma delas, tenha moderação com a abóbora e dê preferência por comer ela cozida.

Quais alimentos realmente podem causar gases?

Por fim, agora que você entendeu a questão de se a abóbora dá gases ou não, podemos falar um pouco sobre os alimentos que de fato possuem essa capacidade. Conforme fora dito, a riqueza em açúcar, amido e outros carboidratos é uma das características comuns de alimentos que dão gases.

Contudo, diferentes fatores e nutrientes também podem favorecer esse sintoma gastrointestinal.

A abóbora não dá gases por causa de suas fibras e água. Porém, por incrível que pareça, quantidades muito grandes dessas fibras, e alguns tipos específicos delas, afetam a digestão e levam a formação de gases.

Outro ponto importante é que existem alimentos que são gaseificados ou que favorecem a ingestão de ar, causando o mesmo problema. Dito isso, confira a seguir alguns dos principais alimentos que causam gases:

  • Ameixa
  • Repolho
  • Ervilha
  • Pêssego
  • Couve-flor
  • Aveia
  • Pera
  • Brócolis
  • Refrigerante
  • Maçã
  • Cebola
  • Chiclete

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação