Book Appointment Now
Café causa gases mesmo? Descubra seus efeitos neste sentido
Café causa gases? – A princípio, talvez você já tenha ouvido falar bastante que o café não é sempre bom para o nosso estômago ou intestino. Um dos motivos por trás disso é que muitas pessoas dizem que a bebida é capaz de causar gases, mas será que isso é verdade mesmo ou é apenas impressão?
Venha com o SaúdeLab e descubra se o café causa gases e saiba quais são as principais desvantagens dele.
É bem difícil encontrar alguém que não goste de tomar café, ainda mais no Brasil. Ele é perfeito para dar uma energia extra na rotina, nos ajudando a ficar mais ativos no dia a dia.
Entretanto, infelizmente esse efeito tem um certo preço, dado que o café não é inteiramente saudável. Resta saber se os gases fazem parte desse preço, ou se o café não tem a capacidade de formá-los.
Café causa gases mesmo ou não?
De maneira geral, existem diversos fatores que influenciam nessa questão. O café por si só de fato tem a capacidade de gerar gases, graças a presença da cafeína. Entretanto, mesmo com ela não podemos afirmar que o café causa gases em todo mundo.
Esse efeito colateral depende muito da sensibilidade individual de cada pessoa com a cafeína, e portanto algumas pessoas podem não experenciar gases ao consumir o café.
Por outro lado, também precisamos ter em mente que o foco é o café puro. Se um cappuccino, por exemplo, te dá gases, a culpa não é necessariamente da cafeína. O leite é um ingrediente comumente misturado a bebida e que pode favorecer a formação de gases.
Ou seja, em suma, o café causa gases de fato, mas varia de pessoa para pessoa, a adição de outros ingredientes é o que mais acaba contribuindo para esse efeito.
Outros efeitos colaterais importantes do café
Entendendo melhor a questão de se o café causa gases, já podemos passar para os outros problemas que essa bebida oferece para a saúde. No caso, a cafeína costuma ser a grande responsável por boa parte deles.
Mas vale salientar que, para a maioria das pessoas, o café só acaba sendo danoso se consumido em excesso. Com moderação, ele dificilmente faz mal. Dito isso, confira a seguir os principais efeitos negativos do café para o organismo:
- Provoca o aumento da pressão arterial
- Favorece problemas gástricos, como refluxo e gastrite
- Prejudica a qualidade do sono e leva à insônia
- Afeta o labirinto do ouvido interno, causando tontura
- Causa agitação e agrava casos de ansiedade
- Prejudica o cálcio usado pelo corpo na estrutura óssea
O café também pode ser benéfico para a saúde
Por fim, para que você não fique receoso de consumir o café, é bom falarmos também das vantagens de seu consumo. Novamente, para garantir a segurança, ele precisa ser consumido com bastante moderação.
Se você fizer isso, poderá aproveitar tranquilamente boa parte dos benefícios a seguir:
- Promove a saúde e funcionamento renal
- Melhora a capacidade de concentração
- Previne a formação de pedras na vesícula
- Combate a fadiga e cansaço do dia a dia
- Ameniza as ondas de calor da menopausa
- Aumenta o desempenho em atividades físicas
- Diminui algumas dores generalizadas
- Protege o nosso sistema cardiovascular
Leia mais:
- Pão Francês desvendado: 10 mitos e verdades que você precisa conhecer
- Benefícios do café com canela: combinação saudável e cheia de sabor
- Pode tomar café com dengue? Descubra se existe alguma proibição sobre o assunto
- Café é diurético? Entenda suas particularidades no funcionamento do sistema geniturinário