Açaí é carboidrato? Descubra como ele afeta sua dieta e saúde

Como fruta, o açaí é conhecido pelos seus benefícios, mas ainda assim é preciso cuidado

Apesar de ser tradicional na região Norte e Nordeste, o açaí conquistou uma popularidade muito grande por todo o Brasil. Isso não se dá apenas pelo seu sabor, mas também pelos seus nutriente. O problema é que nem todo procura se informar sobre os carboidratos que ele possui. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se o açaí é carboidrato, e te apresentar os benefícios e malefícios que ele oferece.

De antemão, é normal pensar que as frutas no geral não contém carboidratos, visto que conhecemos elas por serem muito benéficas para a saúde. Entretanto, o carboidrato é um nutriente natural como qualquer outro, e pode sim estar presente nelas. Inclusive muitas vezes eles se encontram na forma de frutose, um açúcar que contribui para que algumas frutas sejam tão doces.

Benefícios do açaí para a nossa saúde

  • Ajuda a controlar a pressão arterial: alguns compostos presentes no açaí combatem o endurecimento dos vasos sanguíneos e a formação de placas de gorduras no mesmo, contribuindo para uma melhor circulação.
  • Favorece a saúde intestinal: as fibras do açaí podem ser aliadas do funcionamento do intestino, de forma a favorecer o funcionamento dele, seja na digestão ou na evacuação.
  • Aumenta a imunidade: existe no açaí um nutriente pouco conhecido, mas muito proveitoso, denominado de arabinogalactana. Ele é responsável por aumentar a eficiência das células de defesa que compõem o sistema imunológico, melhorando a nossa imunidade e defesa contra doenças e infecções.
  • É riquíssimo em antioxidantes: esse é provavelmente o benefício mais conhecido do açaí. A grande quantidade de antioxidantes dele permite um excelente combate dos radicais livres do organismo, que são causadores do envelhecimento precoce e de doenças neurodegenerativas.

Leia mais: Açaí é remoso? Descubra sua características nutricionais

O açaí é carboidrato mesmo ou não?

Depois de conhecer algumas de suas propriedades, pode ser difícil de acreditar que o açaí é carboidrato, ou que ele possa ser prejudicial de alguma forma. Mas infelizmente, dos poucos problemas que ele apresenta para a nossa saúde, sua quantidade de carboidratos é de longe o principal. Para entender melhor essa questão, confira a seguir alguns dos valores nutricionais que 100g de açaí possui:

  • Carboidratos: 51,1g
  • Fibras: 5,9g
  • Gorduras totais: 2g
  • Calorias: 262

Como é possível perceber, basicamente metade do açaí corresponde à carboidratos. Logo, o consumo excessivo dele pode ser extremamente prejudicial, visto que os carboidratos em excesso aumentam o risco de diabetes e favorecem o ganho de peso. A fruta só não é mais problemática por causa de suas fibras, que ajudam a retardar a digestão e absorção dos carboidratos, diminuindo o impacto deles.

Saiba escolher seu açaí e consumi-lo com moderação

Atualmente, graças à forma em que ele se popularizou, o açaí é carboidrato quase puro. Isso se dá pelo fato de que ele é comumente servido com acompanhamentos como leite condensado, leite em pó, creme de avelã e similares. Todos esses ingredientes aumentam ainda mais a quantidade de carboidratos do açaí. Sendo assim, para ter um consumo seguro, não basta ter apenas moderação. É preciso optar pelo açaí em sua forma mais natural possível.

Leia mais: O açaí faz mal para gastrite? Entenda como ele pode agir no estômago

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação