Açaí prende ou solta o intestino? Fique por dentro de seus efeitos

A princípio, é difícil encontrar alguém que resista a um bom açaí. E atualmente, com cada vez mais carrinhos de açaí nas esquinas, também é difícil resistir a tentação de comer um a tarde. Mas quem é muito fã da sobremesa e da fruta precisa ficar atento com o impacto delas na nossa saúde. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, entenda se o açaí prende ou solta o intestino, e fique por dentro de seus efeitos.

Sem dúvidas, o açaí é uma fruta que merece muito destaque do ponto de vista nutricional. Não só ele apresenta uma enorme variedade de compostos, como estes compostos exercem múltiplos efeitos no organismo. Logo, conhecer eles é importante para garantir um aproveitamento seguro durante o consumo.

Quais são os principais benefícios do açaí?

  • Protege o coração: o açaí é considerado uma fruta anti-inflamatória e antioxidante. A combinação desses efeitos, juntamente com ômega-9 da fruta, ajuda a manter os níveis de colesterol sob controle. Com isso, é possível manter o coração, e o sistema cardiovascular como um todo, protegidos.
  • Previne diversas condições de saúde: não é apenas o coração que é beneficiado pela ação antioxidante e anti-inflamatória do açaí. Juntas, essas propriedades podem prevenir doenças como o Alzheimer, enfisema pulmonar e câncer. Ademais, o açaí ainda é fonte de ferro e antocianinas, compostos importantes no combate, respectivamente, da anemia e da esteatose hepática.
  • Aumenta a imunidade: como se o açaí não nos protegesse o suficiente, os seus antioxidantes, especialmente a vitamina C e E, elevam o número de células de defesa do sistema imunológico, melhorando a imunidade.
  • Combate os radicais livres: por fim, os antioxidantes ainda são capazes de controlar os radicais livres do organismo, que causam problemas como o envelhecimento precoce.

Leia mais: Açaí faz mal para o fígado? Fique atento e evite problemas

Consumir o açaí prende ou solta o intestino?

Agora que você conhece melhor os benefícios do açaí, fica claro o quão variado ele é do ponto de vista nutricional. Mas por incrível que pareça, ainda falta comentar sobre mais um nutriente, o qual é a chave para entendermos se o açaí prende ou solta o intestino. Esse nutriente são as fibras, presentes em muitos outros alimentos, e indispensáveis para a saúde e funcionamento intestinal.

No caso do açaí, as fibras conseguem promover trânsito do intestino, melhorar a consistência das fezes, e facilitar a eliminação das mesmas. Entretanto, ao mesmo tempo, esse benefícios é potencializado se o açaí for consumido com água. Caso contrário, as fibras também podem prender o intestino que sofre de diarreia, por exemplo. Ou seja, não há como dizer se o açaí prende ou solta o intestino pois ele na realidade consegue exercer ambos os efeitos.

Todas essas características são referentes ao açaí in natura

Por fim, não dá pra deixar de comentar que os benefícios e efeitos do açaí só podem ser aproveitados em sua totalidade através do consumo do açaí natural. Como a demanda por ele é muita alta hoje, algumas marcas produzem versões industrializadas do açaí que não contém as mesmas propriedades. Inclusive, dependendo da composição nutricional, esse tipo de açaí pode até mesmo ser prejudicial, graças a presença de aditivos químicos.

Leia mais: Pera prende ou solta o intestino? Saiba como ela afeta a saúde intestinal

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915