Técnica para acalmar a ansiedade em 5 minutos: faça em qualquer hora e lugar

Confira a maneira mais eficaz de controlar a sua ansiedade em pouco tempo!

Quem sofre de transtorno de ansiedade sabe bem que as crises da doença não têm hora nem lugar para ocorrerem. Se esse é o seu caso, veja hoje no SaúdeLab uma técnica simples de meditação para acalmar a ansiedade em 5 minutos, a qual você poderá fazer em qualquer ocasião, basta ter um lugar para se sentar. Confira e veja como é fácil!

A importância de controlar a sua ansiedade

Em primeiro lugar, é necessário que você entenda que o transtorno de ansiedade é um quadro psicológico que precisa ser avaliado e tratado com um médico responsável – aqui, os profissionais indicados são o psicólogo e o psiquiatra, dependendo das características de cada paciente.

Assim, caso não seja controlada de forma adequada, a ansiedade pode acarretar em diversos outros distúrbios, como a depressão e o pânico, além de afetar todas as áreas da vida de uma pessoa. Por isso, antes de introduzirmos a técnica para acalmar a ansiedade em 5 minutos, vale a pena salientar que ela não substitui o devido tratamento psicológico.

Dito isso, confira agora o passo a passo que te ajudará a controlar a sua ansiedade de maneira simples e rápida – a técnica para acalmar a ansiedade em 5 minutos!

Leia também: Agitação, tremores e irritabilidade: como lidar e identificar a ansiedade infantil?

Método para acalmar a ansiedade em 5 minutos

A técnica para acalmar a ansiedade em 5 minutos consiste em um ciclo rápido de meditação. Porém, não se preocupe: você não precisa ficar em uma posição difícil ou estar em um lugar calmo e vazio. Pelo contrário, esse método pode ser feito em qualquer tipo de ambiente, mesmo nos mais agitados. Confira o passo a passo!

acalmar a ansiedade em 5 minutos
Técnica para acalmar a ansiedade em 5 minutos: faça em qualquer hora e lugar. Fonte: Canva.

Sente-se em algum lugar

Em primeiro lugar, procure algum lugar para se sentar. Pode ser um banco, cadeira, sofá, cama, ou até uma calçada. Em seguida, mantenha os dois pés firmes no chão e coloque as mãos em cima das pernas, mantendo a coluna ereta.

Respire três vezes

Assim que estiver nessa posição, olhe para frente e mantenha o foco do olhar em algum ponto ao longe, de maneira suave. Isso ajudará a desviar a sua atenção da crise e preparará seu corpo para a meditação rápida que você fará. Por fim, respire profundamente durante 3 vezes, inspirando e expirando lentamente, o que melhorará a oxigenação do seu cérebro e ajudará a acalmar a ansiedade em 5 minutos.

Feche os olhos e afaste os pensamentos

Depois, feche os olhos de maneira suave, sem pressioná-los com força e mantendo todos os músculos da face relaxados. Ademais, continue respirando lentamente. Enquanto isso, afaste seus pensamentos, tentando focar a sua atenção no presente. Assim, sempre que algum pensamento vier, volte para o momento presente, concentrando-se no ato do relaxamento. Permaneça assim por cerca de 5 minutos.

Finalização

Ao final do tempo, faça mais três longas respirações, inspirando e expirando de forma suave. Dessa forma, repita o exercício para acalmar a ansiedade em 5 minutos sempre que uma crise de ansiedade vier à tona. Com o tempo, você absorverá o passo a passo de forma natural, utilizando o método a seu favor sempre que precisar.

Leia mais: Exercícios de respiração para ansiedade: FAÇA ANTES DE DORMIR

Grupo do Whatsapp
Acesse nosso Grupo do Whatsapp!

Você merece! Veja as MELHORES DICAS para ter uma boa ROTINA de AUTOCUIDADO

Você sabe o que é uma rotina de autocuidado? A importância de estabelecer cuidados com o corpo e a mente transcende a beleza. Por isso, hoje, no News Cotidiano, vamos te dar dicas para ter uma boa rotina de autocuidado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação