Afta na boca: conheça 5 principais causas e como você pode aliviar a dor

Quer ficar livre de aftas? Confira aqui tudo que você precisa saber agora

Sofrer com afta na boca é um problema para evitar a qualquer custo. Por isso, hoje vamos te contar os segredos do que causa esse problema e como evitar os desconfortos caso ela apareça de repente. Assim, é indispensável a leitura do post de hoje para você saber todos os detalhes, pois essa ferida pode incomodar bastante e em alguns casos até deixar mau hálito. Pensando nisso, o site Saúde Lab apresenta desde o que é até o que causa e o que fazer para evitar. Acompanhe!

Descubra o que causa afta na boca

Afta na boca é uma ferida que surge de repente na mucosa bucal com aspectos esbranquiçado ou amarelado, e uma mancha vermelha no seu entorno. Embora seja muito conhecida como afta, também pode ser chamada de estomatite aftosa recorrente.

Mas, para que você entenda mais sobre essa ferida, é necessário que você saiba o que causa afta na boca. Embora ainda não se sabe ao certo uma causa definida, estudiosos apontam uma combinação de situações que desencadeiam as lesões de uma outra para outra. Haja vista que elas provocam dor e desconforto, principalmente ao falar ou quando se come alimentos quentes e duram em média de 7 a 10 dias.

Sendo assim, continue lendo e descubra a seguir quais são os principais fatores que provocam afta na boca e o que fazer para aliviar ou mesmo se livrar delas com alguns cuidados especiais. Afinal, não é nada agradável sofrer desse mal.

Má alimentação

A princípio, quem sofre com afta recorrente acaba percebendo algumas situações que facilitam seu surgimento. Porém, na maioria dos casos a má alimentação é uma das principais causas. Isso porque alimentos que são ricos em gordura e ácido desequilibram o pH. E se o pH da boca fica mais ácido, acaba deixando a mucosa da boca mais sensível e suscetível a uma inflamação.

Outrossim, segundo artigo publicado na OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), deficiências de vitaminas B-3 (Niacina), B-9 (Ácido Fólico) ou B-12 (Cobalamina) e minerais como cálcio, zinco ou ferro justificam o aparecimento recorrente de aftas.

Outro fator que piora é consumir certos alimentos em excesso, como refrigerantes, chocolate, frutas e legumes com alto índice de acidez e frituras, por exemplo. Por outro lado, inclua alimentos naturais e os mais saudáveis possível nas escolhas diárias.

Álcool e tabagismo

Ainda sobre o que causa afta na boca, saiba que hábitos prejudiciais à saúde como os de consumir cigarro e bebida alcoólica podem desencadear a afta. Eles enfraquecem o sistema imunológico, prejudicam o fígado e outros órgãos importantes do corpo humano. Caso você adote essas práticas considere o custo-benefício, será que vale a pena para sua saúde consumi-los?

Mudanças hormonais causam afta na boca

O funcionamento do corpo de modo geral depende de inúmeros hormônios para exercer suas funções vitais. Logo, quando acontecem alterações hormonais importantes, o desequilíbrio pode causar aftas, isso porque pode afetar todo os órgãos do corpo. Dessa maneira, é muito comum que essas alterações hormonais aconteçam durante a puberdade, menstruação e período pré-menstrual.

médico avaliando afta na boca
Aprenda as causas de afta na boca e como evitar- Canva PRO

Doenças

Você sabia que alergias podem causar aftas? Na maioria das vezes as crises alérgicas deixam o sistema de defesa do corpo enfraquecido, e logo aparecem as feridas na boca.

Ainda mais, outras doenças podem causar aftas, porém nesses casos essa ferida permanece por um tempo mais prolongado. Sendo assim, algumas das principais doenças são: doença celíaca, refluxo gastroesofágico, AIDS, HIV e doença de Crohn. Lembrando que somente consultando um médico será possível chegar a um diagnóstico.

Vale ressaltar que estresse e ansiedade também contribuem para o quadro de afta na boca. A saúde emocional abalada provoca queda na imunidade e deixa o corpo mais vulnerável, assim é comum o surgimento de aftas.

Uso de medicamentos

Por último, saiba o que causa afta na boca. O uso de certos tipos de medicamentos pode deixar a mucosa da boca mais sensível por alterar não somente o pH da mucosa, mas afetar todo o organismo. Desse modo, anti-inflamatórios, antiácidos e corticoides estão no topo da lista e ajudam por um lado e provocam efeitos colaterais por outro.  Nesse sentido, o acompanhamento médico é fundamental para minimizar os danos que eles possam causar.

Afinal, o que fazer para evitar as aftas na boca?

Após saber os fatores causais da afta na boca, certamente ficou mais fácil cuidar e evita-las. Assim, o primeiro passo é fortalecer a imunidade e deixar a defesa do corpo bem saudável. Infelizmente ainda não há um medicamento que cure imediatamente as feridas. Contudo, você pode fazer bochechos com antissépticos bucais sem álcool diluídos em água morna. Evite usar receitas caseiras com ingredientes abrasivos e que possam irritar ainda mais a lesão.

Cuidados especiais

  • Tenha bons hábitos de higiene bucal e consulte seu dentista regularmente;
  • não descuide do seu sono;
  • tente aliviar o estresse;
  • cuide da sua alimentação, observe as reações do seu corpo frente aos alimentos que consome e veja o que facilita o aparecimento de aftas recorrentes, assim você pode evita-las.

Além das recomendações acima, procure se consultar com um médico ou dentista eles podem te avaliar e indicar um tratamento de acordo com a sua demanda. Saiba que existem tipos específicos de medicamentos para tratar essa ferida e trazer alívio imediato para as dores de afta na boca. Dessa maneira assim que elas surgirem você começa a usar as medicações o quanto antes para amenizar os desconfortos.

Confira também: O que causa hemorroida? Aprenda em poucos minutos tudo que você precisa saber para evitar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação