Alho é bom para pressão alta? Descubra agora se ele interfere na situação

Quem é hipertenso precisa sempre procurar por alimentos que controlem a pressão

Quem é hipertenso precisa tomar alguns cuidados com a própria alimentação. Algumas comidas estimulam o aumento da pressão arterial, o que pode ser muito perigoso. Mas felizmente também existem aquelas que ajudam bastante a reduzi-la. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, descubra se o alho é bom para pressão alta e saiba mais sobre os efeitos benéficos dele.

De antemão, o alho é sem dúvidas um dos ingredientes mais presentes na nossa dieta. Isso se dá pelo fato de que ele é um tempero extremamente básico, podendo integrar diversos tipos de pratos. Mas é justamente por consumirmos tanto ele que devemos conhecer um pouco melhor os efeitos que ele possui no organismo, e se eles incluem a nossa pressão arterial de alguma forma.

O alho é bom para pressão alta mesmo?

A longo prazo, a hipertensão é responsável por diversos problemas cardiovasculares. E infelizmente hoje em dia ela é uma condição cada vez mais comum, graças aos hábitos alimentares e de vida que as pessoas tem adotado. Logo, conhecer os alimentos que possam ajudar a combatê-la é uma questão bem importante. No caso, podemos dizer que o alho é bom para pressão alta de fato, e entra na lista desses alimentos.

A princípio, do ponto de vista nutricional, o alho é um alimento bem rico e diverso. Mas nesse aspecto, o alho é bom para pressão alta por causa de um mineral específico, que é o magnésio. Ele é considerado um composto vasodilatador, ou seja, que promove a dilatação dos vasos. Através desse efeito, é possível reduzir consideravelmente a pressão arterial, combatendo a hipertensão.

Leia mais: Pressão sob controle: os benefícios surpreendentes do chá de alho para hipertensos

Outros benefícios do alho para o organismo

  • Protege o cérebro: outros minerais muito importantes do alho são o selênio e o enxofre. Em conjunto com compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, eles ajudam a prevenir o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, e conservar a nossa capacidade de memória e aprendizado.
  • Combate microrganismos: o alho é um potente antimicrobiano. Ele é capaz de combater desde bactérias e vírus até fungos, de forma a reforçar as proteções do nosso organismo.
  • Promove a saúde dos pulmões: existe um motivo pelo qual o alho é tão empregado em receitas caseiras para resfriados, gripes e bronquites. Ele é considerado um alimento antisséptico e expectorante, dois efeitos que são muito eficazes no combate contra problemas respiratórios.
  • Controla os níveis de colesterol: por ajudar a reduzir a pressão arterial, o alho é considerado um aliado da saúde cardiovascular. Mas o que reforça ainda mais isso é a capacidade dele em reduzir os níveis de colesterol do organismo.

Dicas para incluir mais o alho no dia a dia e aproveitá-lo melhor

Por fim, agora que você sabe que o alho é bom para pressão alta e ainda oferece múltiplos benefícios para a saúde, fica claro que a presença dele na dieta é muito vantajosa. Entretanto, é bom ter em mente que ele não precisa ser usado apenas para refogar pratos. Muitas receitas, como o creme e pão de alho, utilizam ele como ingrediente principal. Ademais, uma das melhores formas de aproveitar as suas propriedades é através do suco ou chá de alho, que inclusive são empregados como remédios caseiros em alguns casos.

Leia mais: Alho faz mal para hemorroidas? Descubra se é verdade ou mito!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação