Alimentos com prazo de validade vencida podem ser consumidos? Saiba como é mensurado e sua importância

Atualmente, muitas pessoas têm o hábito de desrespeitar o prazo de validade de certos produtos, especialmente em alimentos. Assim, mesmo que o produto esteja vencido, ele acaba sendo consumido. Porém, o prazo de validade é uma medida essencial para a produção e comercialização de produtos. Sendo assim, venha com o SaúdeLab entender mais sobre o prazo de validade dos alimentos e saiba como é mensurado.

De antemão, toda informação contida na embalagem de um alimento é essencial tanto para a empresa produtora, quanto para o comprador. Isso inclui o prazo de validade, que mesmo sendo uma medida muito importante, acaba sendo ignorado por muitos.

Como o prazo de validade é determinado?

A princípio, para determinar qual o prazo de validade de um alimento em específico, é preciso levar em conta diversos fatores. Dentre eles, os principais são a composição, processamento, qualidade, estrutura, temperatura e disponibilidade de oxigênio. Todas essas características possuem influência direta no estado de preservação do alimento, e consequentemente, o seu conjunto determina os limites da validade.

Tendo em mente os principais fatores que influência na durabilidade do alimento, esta então pode ser medida. Para isso, existem dois métodos, sendo eles o direto e o acelerado. No primeiro, o alimento é observado e acompanhado em tempo real, sendo submetido testes sensoriais de de laboratório. Já no segundo, o prazo de validade é determinado a partir de testes com variação de temperatura, sendo mais rápido que o primeiro.

Prazo de validade dos alimentos
Entenda a importância do prazo de validade e como ele é mensurado. Foto: Pexels

Importância da validade dos alimentos

Assim como fora dito, diversos fatores são levados em consideração ao estabelecer o prazo de validade. Logo, ao passar desse prazo, esses fatores são comprometidos, fazendo com que as qualidades do alimento sejam perdidas e ele passe a ser relativamente prejudicial a saúde. Nesse caso, o estômago e o intestino podem ser severamente afetados, com enjoos, vômitos e até inflamações.

Sob esse ponto de vista, um alimento com maior umidade, por exemplo, pode favorecer o crescimento de microrganismos com mais facilidade. Já um alimento que não é embalado a vácuo, por estar exposto a oxigênio, possibilita o desenvolvimento de fungos e outros microrganismos. O mesmo vale para produtos que sofrem variações de temperatura e a forma de processamento deles.

É possível consumir um alimento vencido?

Por mais que a determinação do prazo da validade seja importante, ela não é completamente exata, tanto que alguns prazos possuem uma folga inclusa na impressão da embalagem. Logo, no caso de um alimento não perecível, ele ainda pode estar preservado mesmo estando vencido por um dia. Contudo, isso não diminui a importância do prazo de validade, que precisa ser respeitado a risca sempre que possível.

Juntamente com a data de validade, o modo de conservação também é um fator essencial para a preservação do alimento. Logo, além de respeitar o prazo, sempre mantenha seus alimentos bem armazenados, e dê preferência por aqueles que se encontram em local mais conservado. Porém tome cuidado, pois dependendo do produto, ele pode estar repleto de conservantes, que disfarçam alimentos que já perderam suas qualidades.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação