Alzheimer é diabetes tipo 3 ou não? Pesquisadores apontam resultado intrigante

Traçar novas diretrizes, tratamento e plano terapêutico em tempo hábil para controle e qualidade de vida pós diagnóstico, é algo urgente

Apesar de alguns dizerem que Alzheimer e diabetes tipo 3 estão correlacionadas, pesquisadores encontram respostas que contrariam essa afirmação em relação a questões genéticas. Conheça a pesquisa que trata do tema e saiba a que conclusão chegaram. Será que Alzheimer é diabetes? Entenda mais aqui no SaúdeLAB.

Afinal, Alzheimer é Diabetes tipo 3 ou não?

Ambas as doenças são de fato preocupantes e, quanto mais rápido forem diagnosticadas, é melhor para os pacientes. As pesquisas são amplas, vez que os pesquisadores revisaram mais de 9 mil artigos sobre o assunto, conforme publicado no The Lancet Neurology.

Intrigados e desejosos de descobrir se Alzheimer é diabetes e qual a relação com fatores genéticos, os cientistas vão em busca de esmiuçar os achados clínicos investigados. O propósito da pesquisa foi de comparar tudo o que sabe até o momento sobre as doenças em questão e tentar traçar novas diretrizes, tratamento e plano terapêutico em tempo hábil para controle e qualidade de vida pós diagnóstico.

Genética interfere nos resultados?

É fato comprovado cientificamente que o ambiente e hábitos de vida estão imbricados nos resultados de doenças. Embora a luta em conscientizar a mudança das doenças comportamentais, ou seja, aquelas modificáveis com alimentação saudável, exercícios físicos e redução de estresse, pouco resultado tem se obtido mundo afora. Em geral, muitas pessoas agem de forma desregrada e irresponsável frente as estatísticas crescentes sobre Alzheimer e diabetes, principalmente.

Mas, o que sabe com certeza, é que a genética interfere, e muito, no surgimento de doenças. No caso, para saber se Alzheimer é diabetes, as comparações genéticas foram relevantes.

O que se apurou nas revisões dos artigos já publicados é que Alzheimer tem relação com diabetes, porém não é como está pré-definida anteriormente, ou ao menos precisa ser reavaliada. Ademais, o tratamento dos distúrbios de glicose não se aplica ao tratamento no controle de Alzheimer.

Resultados da pesquisa se Alzheimer é Diabetes

A conclusão que os pesquisadores chegaram é na possibilidade de haver erros associativos ao dizer que Alzheimer é Diabetes, vez que se pode confundir “pelos efeitos agudos do diabetes e altas concentrações de glicose no desempenho cognitivo”. Por outro lado, “ambas as síndromes são eventos independentes a jusante de fatores ambientais, como um estilo de vida sedentário”, concluem.

O que é mais urgente e preocupante é estabelecer um plano terapêutico capaz de influenciar o controle do diabetes de forma que haja interferência direta no Alzheimer. Eles descrevem: “é improvável que seja frutífero avaliar caminhos de resistência à insulina como caminhos candidatos à patogênese da doença de Alzheimer”.

Enfim, novos estudos devem surgir para elucidar a correlação genética ou não entre as doenças e o que fazer para diminuir a incidência de ambas as patologias nos próximos anos.

Leia mais: Primeiros sinais de Alzheimer? Veja 07 sintomas que requerem atenção

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação