Pé Grosso? Veja 10 dicas para amenizar o problema e ter pés lisinhos

Confira as melhores dicas para cuidar dos seus pés

Ter um pé grosso ou com rachaduras é um problema que pode incomodar muita gente. Ademais, seja pela falta de hidratação ou pelo atrito causado entre os pés e os calçados, essa é uma condição que deve ser avaliada e não deixada de lado, pois pode provocar outros problemas sérios, como lesões ou exposição a micro-organismos como fungos e bactérias. Dessa forma, veja hoje no SaúdeLab quais são as soluções mais simples para esse caso!

Assim, se você sofre com esse problema, é necessário entender que se deve criar uma rotina de cuidados para amenizá-lo. Nesse sentido, não se preocupe: separamos 10 dicas bem simples que irão te ajudar a acabar com a pele grossa e rachada dos pés e a mantê-los sempre bem hidratados e lisinhos. Portanto, continue conosco e confira como é fácil resolver essa situação!

Como cuidar do pé grosso? Confira as dicas!

Em primeiro lugar, é necessário entender como surge a condição do pé grosso. Apesar de poder ter origem genética, o problema geralmente está associado à falta de hidratação da região, que pode piorar e endurecer a pele devido à exposição externa, excesso de peso e pressão sobre os pés ou pelo atrito com sapatos muito apertados.

Em todas essas situações, o ideal é consultar um médico dermatologista para avaliar os melhores métodos de tratamento para cada caso específico. Mesmo assim, existem algumas atitudes simples que você pode tomar para tratar do pé grosso em casa. Confira agora as 10 melhores dicas que separamos para você!

10 passos para deixar os pés macios e hidratados

1. Evite o uso de lixas

Esse é um erro comum cometido por grande parte das pessoas: utilizar uma lixa para afinar os pés. Na verdade, a lixa, na maioria das vezes, acaba agredindo a região plantar, contribuindo para engrossá-la ainda mais. Dessa forma, ela só deve ser utilizada em casos específicos e, no máximo, 1 vez ao mês.

2. Crie uma rotina de esfoliação

Diferentemente da lixa, a esfoliação é um processo mais suave, e que oferece ainda uma ação hidratante. Assim, você pode utilizar tanto produtos específicos para este tipo de tratamento como também contar com o auxílio de produtos naturais como o café e o açúcar. Nesse sentido, o ideal é que a esfoliação do pé grosso seja feita ao menos 1 vez por semana.

3. Hidrate seus pés

Esse passo é elementar: o pé grosso necessita de hidratação constante, a partir da aplicação diária de hidratantes ou óleos. Estes, por sua vez, ajudam a repor a água perdida pela pele dos pés, formando ainda uma camada protetora contra a desidratação. E mais, para potencializar o efeito dos produtos, você pode aplicá-los após o banho ou antes de dormir, envolvendo os pés em plástico filme ou utilizando meias de algodão.

4. Cuidado com os calçados

Se você tem o pé grosso, evite usar sapatos fechados ou muito apertados, que causam atrito excessivo com a pele dos pés. Assim, dê preferência à modelos mais macios e abertos.

calcanhar lisinho e macio.
Pé Grosso? Veja 10 dicas para amenizar o problema e ter pés lisinhos. Foto: Canva PRO

5. Higienize os pés corretamente

Ao lavar os pés, prefira utilizar água gelada, pois a água quente pode ressecar ainda mais a região. Do mesmo modo, após o banho, seque bem todos os cantinhos dos pés, para evitar a proliferação de fungos e micoses nas fissuras.

6. Mantenha um cuidado assíduo com as unhas

Essa dica pode parecer estranha, mas a verdade é que manter as unhas dos pés sempre limpas e bem cortadas também evita a proliferação de micro-organismos que podem piorar o problema do pé grosso e das rachaduras.

7. Utilize vaselina e soro fisiológico

Uma das misturinhas mais conhecidas para afinar o pé grosso é a junção de 1 colher de sopa de vaselina e 1 colher de chá de soro fisiológico. Assim, essa combinação atua promovendo uma hidratação profunda dos pés, e deve ser utilizada à noite, antes de dormir. Do mesmo modo, você também pode utilizar meias ou plástico filme nos pés para potencializar o efeito da mistura.

8. Use leite e manjericão

Essa é uma receita fantástica para afinar a região dos pés. Em uma bacia, coloque 1 litro de leite e 1 punhado de folhas de manjericão frescas. Por fim, deixe seus pés de molho na mistura por cerca de 20 minutos. O resultado será de pés macios e suaves de forma instantânea!

9. Invista em mel e babosa

Essa é outra receita caseira que promove uma hidratação instantânea: basta misturar 1 colher de sopa de mel e 1 de gel de babosa e aplicar nos pés, deixando a mistura agir durante a noite. Você também pode realizar esse procedimento por até 3 vezes na semana.

10. E, por fim, relaxe!

Deixar os pés descansarem depois de um dia agitado é fundamental para a saúde deles, e isso pode ter efeito direto na diminuição de inchaços que acometem o pé grosso. Assim, crie o hábito de fazer uma automassagem nessa região, ao final do dia. Da mesma forma, você pode fazer um escalda-pés, com água quente, sal grosso e algumas ervas refrescantes, como hortelã ou manjericão.

Leia mais: Como hidratar os lábios em 5 passos simples e práticos; veja o que usar (ou evitar)