Anvisa suspende a venda e fabricação de alimentos da marca Fugini; descubra o motivo

Na última segunda-feira, 27/03, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e utilização de todos os produtos da marca Fugini. Nesse sentido, foram verificados que ocorreram falhas graves na fabricação dos produtos durante inspeção sanitária. Por isso, venha saber com SaúdeLab o que aconteceu para a suspensão do produto. 

Fugini foi suspensa pela Anvisa por falta de higiene

De acordo com a Anvisa, notou-se uma falha grave na produção e fabricação dos produtos da marca Fugini, isso aconteceu durante a inspeção sanitária na fábrica da empresa. Notaram problemas de higiene, e falhas no controle de qualidade e segurança de matérias-primas e controle de pragas. Além disso, foram recolhidos lotes de maionese da Fugini, que também deveram ser retiradas dos pontos de venda.

A princípio, essa medida está sendo válida apenas para os lotes com vencimento em janeiro, fevereiro e março de 2024. Assim como todos os lotes que estão para vencer em dezembro de 2023 e com a numeração iniciada por 354. Segundo, informou a Fugini, foram feitas algumas alterações nos procedimentos internos e apontou que não há nenhum lote com recall. 

Essa vistoria realizada pela Anvisa, teve como responsáveis pela inspeção o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e a Vigilância Sanitária Municipal de Monte Alto/ SP. No mesmo local onde fica a matriz da empresa Fugini. 

Leia também: Laqueadura pelo SUS: o que precisa para conseguir fazer?

Os produtos comprados podem ser consumidos? 

A marca Fugini é bem conhecida pelos brasileiros, sendo um dos mais consumidos, deste molhos de tomate, maionese, produtos em conserva, e outros molhos. Diante dessa suspensão a dúvida que fica para o consumidor é se podemos consumir os produtos da marca que já foram comprados e estão na despensa de casa. Conforme informamos acima, a empresa ressaltou que não há lotes com recall. Sendo assim, a comercialização e o consumo dos produtos seguem normalmente, em qualquer ponto de vendas no varejo. 

Entenda que essa medida é válida apenas para produtos que estão no estoque da fábrica localizada na cidade de Monte Claro, no estado de São Paulo. Em comunicado divulgado pela Fugini, declarou transparência e respeito aos consumidores, e que eles estão à disposição para prestar esclarecimento. Principalmente, por conta das informações incorretas que têm sido divulgadas pelas redes sociais. 

Eles informaram que houve o processo de vistoria em uma das fábricas da marca, na cidade de Monte Alto, e gerou uma ordem para alteração de alguns processos e procedimentos internos. Diante disso, eles cumpriram a decisão e realizaram a alteração dos pontos indicados. 

Saiba também: Como fazer a higiene correta após defecar? Não é de qualquer jeito e nem como aprendemos!

Compartilhe seu amor
Camila Sousa
Camila Sousa

Sou jornalista formada pela Universidade Católica de Brasília, com especialização em Ciência Politica pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Artigos: 71