Aroeira serve para inflamação? Conheça as principais aplicações dela

Os compostos e nutrientes da aroeira são extremamente proveitosos para a saúde

De antemão, apesar de existirem diferentes tipos de aroeiras, a principal representante delas é a aroeira-vermelha. O principal motivo por trás disso são as propriedades medicinais que ela apresenta, capazes de beneficiar a nossa saúde em diferentes aspectos. Se você ainda não conhece essa planta incrível, venha com o SaúdeLab, descubra se a aroeira serve para inflamação e confira as principais aplicações dela.

Diferente de outras tipos de plantas medicinais, a aroeira consegue ser quase inteiramente aproveitada. Isso porque os seus efeitos estão presentes não só nas suas folhas, mas também em seus frutos, sementes, flores e até mesmo na casca da planta. Por outro lado, essa diversidade de formas de uso e de propriedades também indicam que ela precisa ser manuseada com bastante cuidado.

A aroeira serve para inflamação?

Por incrível que pareça, as inflamações são consideradas processos naturais do nosso corpo. Elas só se tornam um problema quando são desequilibradas por algum fator externo, seja algum condição de saúde ou os nosso hábitos de vida e alimentares. Quando isso ocorre, as inflamações podem atingir diversas partes do corpo, causar bastante dor, e levar à diferentes sintomas.

Atualmente, existe uma enorme variedade de medicamentos anti-inflamatórios capazes de combater as inflamações. E esses medicamentos incluem alguns produtos naturais, como ervas e plantas medicinais. Felizmente, a aroeira serve para inflamação de fato justamente porque faz parte desses produtos. Ela apresenta compostos com ação anti-inflamatória em sua composição, que são muito eficientes no combate à inflamações.

Como e quando usar a aroeira para inflamações?

C0nforme fora dito, as inflamações afetam múltiplas partes do nosso corpo, desde a nossa pele até órgãos vitais como o fígado e pâncreas. E de fato a aroeira serve para inflamação, podendo ajudar a reduzir esse fenômeno por todo o organismo. Entretanto, existem tipos de inflamações específicos com os quais a aroeira tende a lidar melhor. Como exemplo deles, podemos citar a bronquite, gastrite e artrite.

Dito isso, resta apenas aprender a como aproveitar a aroeira para combater esses problemas. Atualmente ela pode ser encontrada até na forma de pomadas. Mas sem dúvidas as formas mais tradicionais de usar a aroeira é através de banhos com a erva, e com o chá de aroeira. No caso do chá, o ideal é consultar um médico antes do consumo para ter certeza de que ele será seguro para a sua saúde.

Outras utilidades da aroeira para a saúde

Por fim, não só a aroeira serve para inflamação como também ainda oferece múltiplos benefícios para o organismo. Afinal, ela não é feita apenas de compostos anti-inflamatórios. Podemos encontrar nutrientes diuréticos, tônicos, antimicrobianos e até mesmo cicatrizantes na aroeira. E é justamente a partir deles que a planta é capaz de oferecer benefícios incríveis como:

  • Ação calmante e relaxante
  • Alívio de febres generalizadas
  • Combate de úlceras estomacais
  • Melhor funcionamento do sistema imunológico
  • Promoção de uma melhor cicatrização da pele
  • Prevenção contra o desenvolvimento de doenças crônicas
  • Combate de diferentes tipos de infecções microbianas

Leia mais: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação