Dedos dos pés dormentes: o que pode ser? Saiba como combater o problema

A princípio, qualquer tipo de dormência no corpo é preocupante para a saúde. O problema é que esse é um sintoma muito amplo, podendo ser causado por incontáveis condições. Felizmente, a região da dormência nos ajuda a excluir algumas possibilidades e identificar a causa real. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar o que os dedos dos pés dormentes pode ser, e como combater o problema.

Conforme fora dito, a dormência é consequência de diferentes fatores. Alguns deles são simples, inofensivos e não requerem nenhum tipo de tratamento. Por outro lado, existem também condições que causam dormência, inclusive nos dedos dos pés, que podem precisar de mais atenção e até de atendimento e acompanhamento médico. Logo, é importante conhecer essas causas para saber como proceder com esse sintoma.

Principais causas dos dedos dos pés dormentes

  • Hérnia de disco: quando desenvolvemos hérnia de disco, o nosso nervo ciático é pressionado. Este por sua vez é um nervo muito extenso, que cobre grande porção das pernas e pés. Quando ele sofre pressão com a hérnia, é comum sentir dor, e em alguns casos também dormência nos pés e dedos.
  • Neuropatia: de maneira geral, a neuropatia é um termo empregado para definir danos em nervos, cujo um dos sintomas é a dormência. No caso de estarmos com os dedos dos pés dormentes, o sintoma pode estar sendo causado por uma neuropatia periférica. Ou seja, uma neuropatia que atinge nervos periféricos.
  • Problemas circulatórios: nossos pés e dedos são repletos de vasos sanguíneos e capilares. Se eles enfrentarem algum tipo de problema na circulação sanguínea, a região deixa de ser devidamente nutrida e a saúde dos vasos é prejudicada. E uma das consequências disso é a sensação de dormência.
  • Diabetes: por incrível que pareça, a diabetes também pode ser uma das causas de dedos dos pés dormentes. Isso porque, quando fora de controle, é responsável por problemas circulatórios e neuropatias, que conforme fora dito contribuem para o surgimento do sintoma.

O que fazer para combater o sintoma?

Antes de mais nada, sabendo que as causas de dedos dos pés dormentes são variadas, o primeiro passo para solucionar esse problema é consultar um médico. As neuropatias, por exemplo, precisam ser melhor observadas para determinarmos a abordagem correta. Já a hérnia de disco requer o uso de medicamentos e a realização de tratamentos específicos. E estes cuidados só podem ser garantidos sob a orientação médica.

Por outro lado, há alguns cuidados diários que podemos tomar para evitar o desenvolvimento desse sintoma. No caso, praticar exercícios físicos e alongamentos no dia a dia ajuda a prevenir problemas na circulação do sangue. Ademais, quem é diabéticos ou pré-diabético precisa ficar atento com o consumo de carboidratos no dia a dia, visto que eles favorecem o aumento da glicemia e piora do quadro.

Tome cuidado com os calçados que você usa na sua rotina

Por fim, outro ponto muito importante para evitar a sensação de dedos dos pés dormentes é o tipo de sapato que calçamos diariamente. Basicamente, usar calçados muito apertados e desconfortáveis, ou feito de material de má qualidade contribui para que a saúde dos pés seja prejudicada, e favorece a dormência na região em alguns casos. Sendo assim, procure usar sempre sapatos de tamanho adequado e com maior qualidade.

Leia mais: 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915