Automassagem para dormir: conheça os melhores pontos das mãos e pés

Sem dúvidas, a qualidade do nosso sono está diretamente ligada a nossa saúde e bem-estar. Logo, quem tem essa qualidade comprometida de alguma forma, acaba tendo seus dias cada vez mais cansativos, e uma queda considerável em sua saúde. Portanto ,se você é uma dessas pessoas, venha com o SaúdeLab e conheça os melhores pontos das mãos e pés para fazer uma automassagem para dormir.

À primeira vista, pode ser difícil de acreditar ou entender que as massagens realmente consigam ajudar a melhorar a qualidade do sono. Porém na realidade, além desse benefício ser real, a automassagem para dormir pode oferecer outras vantagens para a saúde e bem-estar. Ou seja, é sem dúvidas uma atividade que merece ser incluída na rotina se for possível.

Benefícios da automassagem para dormir

Primeiramente, antes de falar sobre como fazer automassagem nos pés e mãos, é bom conhecer alguns dos benefícios dessas técnicas. Além de melhorar a nossa qualidade de sono, a automassagem pode oferecer diversas vantagens para a saúde, como por exemplo:

  • Ajuda a relaxar o corpo, eliminando dores e desconfortos variados.
  • Promove o alívio de tensões musculares.
  • Auxilia no combate contra inchaços, enxaquecas e problemas similares.
  • Ajuda a reduzir a ansiedade e estresse do dia-a-dia.
  • Melhora desordens digestivas e inchaços na região da barriga.
  • Auxilia no controle de doenças como artrite e fibromialgia.

Leia também: Quer dormir bem? Então não coma esses 10 alimentos

Principais pontos para automassagem nos pés

Antes de mais nada, para garantir a eficiência da automassagem, é necessário escolher um local confortável para você sentar. Ademais, procure utilizar algum óleo vegetal no processo, como de amêndoa ou uva. No caso, esse óleo promove ainda mais o relaxamento, especialmente se ele estiver associado a um óleo essencial, que pode ser escolhido segundo a sua preferência.

Assim que você estiver sentado de forma confortável, e com a coluna ereta, a automassagem já pode começar.

No caso, o primeiro ponto que pode ser trabalhado é o calcanhar, fazendo movimentos circulares na região com a mão em forma de pinça.

Trabalhe também sob a sola do pé, com um movimento de deslizamento que se estende desde o calcanhar até a ponta dos dedos.

Nesse caso, o deslizamento pode ser feito também nas laterais e arcos dos pés.

Melhores pontos para automassagem nas mãos

Automassagem para dormir: conheça os melhores pontos das mãos e pés
Automassagem para dormir: conheça os melhores pontos das mãos e pés. Foto: Pixabay

Por fim, para que você possa aprenda definitivamente a como fazer uma automassagem para dormir, é preciso aprender também sobre os pontos de massagem nas mãos. Assim como foi para os pés, procure utilizar algum óleo vegetal ou creme para as mãos de sua preferência. Afinal, são eles que vão permitir um bom deslizamento, conforto e relaxamento. Quanto ao posicionamento, não com o que se preocupar, basta procurar ficar confortável.

De antemão, quando você já tiver aplicado e espalhado o creme pelas mãos, comece a massagem pelas palmas.

Para isso, novamente, faça movimentos circulares com a mão em forma de pinça.

Vá percorrendo toda a palma, juntamente com o dorso da mão e os espaços entre os dedos, alternando a circunferência dos movimentos.

Em seguida, basta parar com os movimentos e começar a aplicar pressão com o dedão, também por toda a palma.

Além da automassagem você precisa ter cuidados para facilitar na hora de dormir. Evite se expor ao celular até 2 horas antes de deixar. Inclusive, aproveite para tomar um bom banho relaxante e tenha sempre um livro interessante em sua cabeceira.

Leia mais: Conheça 3 óleos essenciais perfeitos para relaxar e dormir bem

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915