Lubrificante Íntimo: saiba porque você deve deixar a vergonha de lado e investir nele

Sem preconceitos! O lubrificante íntimo é um produto desenvolvido para auxiliar na lubrificação da região genital feminina, especialmente durante o ato sexual. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre para que serve esse produto e como usá-lo corretamente. Aqui, no SaúdeLAB, vamos explicar para que serve o lubrificante íntimo e como escolher e usar corretamente.

Para que serve o lubrificante íntimo

O lubrificante íntimo tem a função de melhorar a lubrificação natural na região genital feminina, especialmente durante o ato sexual. Isso ajuda a evitar dor e desconforto, além de tornar as relações sexuais mais prazerosas e confortáveis. Além disso, o produto também pode ajudar a prevenir infecções vaginais, já que ele evita a formação micro lesões na região íntima.

Mas, o que poucos sabem é que o lubrificante íntimo é muito útil no uso diário, para ajudar a evitar irritações e desconfortos relacionados à secura vaginal. Isso pode ser especialmente útil para mulheres que estão na menopausa, já que a produção natural de lubrificação pode diminuir com o passar dos anos.

Como escolher e usar o lubrificante íntimo corretamente

Ao escolher o lubrificante íntimo, é importante escolher um produto à base de água ou silicone, já que esses dois tipos de lubrificantes são os mais seguros e compatíveis com o uso vaginal. Além disso, é importante verificar se o produto é livre de fragrâncias, corantes e conservantes, afinal esses ingredientes podem causar irritações e alergias na região íntima.

Para usar o lubrificante íntimo corretamente, é importante aplicar uma pequena quantidade na região genital antes do ato sexual ou conforme a necessidade. É importante evitar aplicar em excesso e sempre lavar a região antes e depois do uso. Também é importante não usar lubrificante baseado em óleo junto com preservativos de látex, pois eles podem danificar o preservativo e causar rompimento.

Leia também: Perda da libido: 7 razões mais comuns que afetam homens e mulheres

Não use produtos caseiros como lubrificante íntimo

Usar produtos caseiros ou improvisados como lubrificantes pode ser perigoso, mesmo se você achar que os ingredientes são seguros. Inclusive, esses produtos podem não ter sido testados para segurança ou eficácia, e podem conter químicos prejudiciais que podem causar irritação ou problemas de saúde ainda mais graves.

Um perigo de usar lubrificantes caseiros é que eles podem não estar equilibrados em pH, o que pode perturbar o delicado equilíbrio do ecossistema vaginal e aumentar o risco de infecções, como candidíase ou vaginite bacteriana.

Aliás, produtos como óleos de cozinha, manteiga ou loções podem conter ingredientes que podem danificar o tecido e aumentar o risco de lesões e também podem causar falha no uso do preservativo.

Outra preocupação com lubrificantes caseiros é que eles podem não ser estéreis, o que pode aumentar o risco de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) ou outras infecções bacterianas.

Prefira produtos seguros

É altamente recomendável usar somente lubrificantes que são especificamente formulados para os genitais e que foram testados completamente para segurança e eficácia. Muitos lubrificantes disponíveis comercialmente são equilibrados em pH e livres de químicos prejudiciais, e foram testados para garantir que não causam irritação ou reações alérgicas.

Lembre-se de consultar um profissional de saúde se você sentir qualquer desconforto ou irritação após o uso de um lubrificante. Além disso, é importante lembrar que o uso de lubrificantes deve ser uma escolha pessoal e é importante discutir qualquer preocupação ou dúvida com um profissional de saúde antes de usar qualquer produto.

O lubrificante íntimo é um produto seguro e útil que pode ajudar a melhorar a qualidade de vida sexual e evitar problemas de saúde relacionados à secura vaginal, mas é importante usá-lo corretamente e escolher um produto adequado para as suas necessidades. Não tenha medo de usar lubrificante íntimo e não tenha preconceito com ele, pode ser muito útil e proporcionar maior conforto e prazer.

Continue a leitura: Conheça 16 dicas para aumentar a libido feminina sem muito esforço

Como viver cheirosa? Veja as 8 dicas para você potencializar seu perfume!Seu perfume dura pouco? Você gostaria de estar sempre cheirosa mas não sabe como? Não se preocupe. Existem truques simples para que seu perfume se torne tão marcante quanto você! Então, continue lendo para aproveitar seu perfume ao máximo e ainda economizar em compras para prolongar as fragrâncias.

Compartilhe seu amor
Elizandra Civalsci Costa
Elizandra Civalsci Costa

Farmacêutica (CRF MT n° 3490) pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. - Curitiba PR. Possui curso em Revisão de Conteúdo para Web pela Rock Content University e Fact Checker pela poynter.org. Contato (65) 99813-4203

Artigos: 1039