Auxílio-doença acidentário: saiba aqui o valor e como solicitar

Descubra diferença entre o benefício e o auxílio-doença

O auxílio-doença acidentário é um dos benefícios que o INSS garante aos seus segurados. Ele decorre de situações que envolvam acidentes de trabalho ou doenças que tenham relação com as atividades profissionais do trabalhador. Ele se volta, então, à garantia de uma renda para o trabalhador enquanto ele se recupera de sequelas decorrentes do acidente ou, então, faz o tratamento para a doença. Descubra, no SaúdeLab, qual é o seu valor e como solicitá-lo.

Quem pode solicitar o auxílio-doença acidentário?

A solicitação do benefício possui algumas exigências. Por exemplo, o trabalhador não deve ter condições de prestar serviços. Ou seja, as consequências do acidente ou da doença devem causar incapacidade temporária para o trabalho.

Além disso, essa incapacidade temporária deve ter duração de pelo menos 15 dias. Ainda, o benefício somente será pago caso a doença decorra das atividades profissionais ou na ocorrência de acidente no ambiente de trabalho.

Como solicitar o auxílio acidentário?

A solicitação é feita pelo Meu INSS, portal e aplicativo da Previdência Social. Veja o passo a passo para solicitar o auxílio-doença acidentário:

  • Acesse o Meu INSS e faça login com o número do CPF e senha;
  • Clique na lupa de pesquisa e digite “auxílio-doença acidentário” e selecione a opção correspondente;
  • Depois, preencha alguns dados e agende a perícia médica;
  • Por fim, basta comparecer à perícia na data agendada. Ao fazê-lo, tenha em mãos exames, laudos médicos e outros documentos que possam ajudar a comprovar a situação de incapacidade temporária.

Leia mais: Como dar entrada no auxílio maternidade pela internet: passo a passo simples e sem mistério

Qual é o valor do auxílio-doença acidentário?

O valor do benefício corresponde a 91% do valor correspondente à média dos seus 80% maiores salários de contribuição em favor do INSS.

Ou seja, veja quais são seus salários de contribuição à Previdência Social. Ou seja, sobre os quais você fazia os recolhimentos para o INSS. Selecione apenas os 80% maiores. Depois, some-os e faça a média salarial. Por fim, multiplique o resultado por 0,91.

Auxílio-doença x Auxílio-doença acidentário

Ambos são benefícios pagos pelo INSS. Contudo, eles se voltam a questões diferentes e possuem consequências diversas:

  • Auxílio-doença: incapacidade temporária que demande mais de 15 dias de afastamento do trabalhador das atividades profissionais. Decorre de doença e acidente que não tenham relação com o trabalho;
  • Auxílio-doença acidentário: incapacidade temporária que também deve causar o afastamento do trabalho por tempo superior a 15 dias. A doença ou acidente necessariamente devem ter relação com o emprego e a prestação de serviços.

Outra diferença importante entre os benefícios é que o segundo, que tem relação com as atividades de trabalho, gera estabilidade provisória ao trabalhador. Isto é, ao retornar ao trabalho, após receber o auxílio do INSS, não pode sofrer dispensa sem justa causa por 12 meses.

Veja mais: Quem tem fibromialgia pode trabalhar normalmente ou tem algum benefício? Entenda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação