Book Appointment Now
Banho de assento com alho: para quê serve? Conheça seus benefícios
Poucos ingredientes são tão usados na cozinha quanto o alho. Contudo, mesmo sendo muito empregado, nem todo mundo sabe que ele oferece diversos benefícios para a saúde. Inclusive é possível aproveitar suas propriedades através de um banho de assento. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar para quê serve o banho de assento com alho, e quais são os benefícios dele.
De maneira geral, banhos de assentos são comumente empregados para promover a saúde da pele. E para que isso seja possível, na maioria das vezes, são usados óleos essenciais. entretanto os banhos de assentos também podem ser feitos com ingredientes mais simples e acessíveis, como é o caso do alho. Obviamente que os benefícios não são os mesmos de se consumir ele oralmente, mas ainda assim o banho de assento com alho é muito proveitoso.
Utilidades do banho de assento com alho
Por incrível que pareça, o alho apresenta compostos capazes de combater microrganismos, especialmente fungos e bactérias. Ademais, ele também exerce um forte efeito anti-inflamatório no corpo. Combinando essas propriedades, podemos dizer que o banho de assento com alho é muito bom para promover a saúde da pele. Mas ele é ainda mais proveitoso para a saúde das partes íntimas em específicos.
No caso, sabemos que as nossas genitais podem ser afetadas por diversas doenças. Grande parte delas são causadas por microrganismos, como a infecção urinária e candidíase, ou processos inflamatórios, como a vaginite. Com isso, como o alho possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, usar ele em um banho de assento ajuda a prevenir e combater esse tipo de condição de saúde.
Mas atenção, jamais insira o alho nas partes íntimas, essa prática pode trazer sérias complicações para sua saúde íntima, causando infecções e irritações totalmente desnecessárias. Apenas a vulva deve ser higienizada com frequência, a vagina é “autolimpante” não necessita de limpeza extra.
O banho de assento com alho nunca deve substituir um tratamento
Uma questão que não podemos deixar de salientar é que doenças que afetam as partes íntimas devem sempre receber a devida atenção médica. Por mais eficiente que o banho de assento com alho seja para combater esse tipo de problema, ele nem sempre é uma solução definitiva. Dependendo do caso, ele pode não ser suficiente, fazendo com que o uso de medicamentos antibiótico e anti-inflamatórios seja indispensável.
Passo a passo para aproveitar o alho dessa forma
- Primeiramente, em uma panela sob o fogo, acrescenta de 2 a 4 litros de água.
- Enquanto a água esquenta, higienize bem a banheira, bacia ou bidê que você vai usar no banho de assento.
- Quando a água estiver morna, já pode desligar o fogo e acrescentá-la na banheira.
- Juntamente com a água, coloque também alguns dentes de alhos amassados e misture eles um pouco.
- Feito isso, entre na banheira e fique sentado por cerca de 10 a 15 minutos. Nessa etapa, certifique-se de que a água esteja cobrindo a região que você deseja tratar. Caso contrário, será necessário esquentar mais água.
- Passado o tempo, levante e se seque com bastante cuidado e delicadeza, usando uma toalha limpa.
- Por fim, procure higienizar novamente a banheira para a próxima vez que for usá-la.
Leia mais:
- Banho de assento com bicarbonato: conheça seus benefícios e saiba como fazer
- Banho de Assento: saiba para que serve e como fazer corretamente
- Chá para banho de assento: conheça as melhores opções para cuidar da região íntima
- Aroeira serve para inflamação? Conheça as principais aplicações dela
- Óleo de melaleuca para partes íntimas: é seguro utilizá-lo com essa finalidade? Entenda