Book Appointment Now
O que é bardana e para que serve? Veja benefícios, como usar e efeitos colaterais
A Bardana é advinda da Europa, mas se adaptou bem à América do Sul, sendo bastante difundida no Brasil. De nome científico Arctium lappa, a Bardana é conhecida popularmente como carrapicho-de-carneiro, pegamassa, entre outros nomes. Vale lembrar que essa planta foi muito utilizada pelos gregos para o tratamento de doenças.
Quanto aos benefícios da Bardana, ela é, principalmente, conhecida por sua capacidade desintoxicante. Porém, além disso, a erva possui propriedades anestésicas, antissépticas, de controle de glicose, diminuição da ansiedade, combate à insônia, entre outros benefícios.
As características da Bardana
Há relatos de que o seu nome científico, Arctium lappa, faz referência às palavras “tomo” e “urso”, o que seria uma menção à aparência pilosa da planta.
Além disso, a planta é herbácea, tem caule robusto e folhas verdes e aveludadas. Pode chegar a medir 2 metros de altura, e seu ciclo de desenvolvimento é bianual. As flores da Bardana podem ser azuis ou vermelhas.
Veja também: Psyllium: O que é, e qual a melhor forma de consumir? Aprenda sem mistérios
Benefícios: para que serve?
A erva tem diferentes benefícios para a saúde, mas entre os mais populares está a sua ação desintoxicante, e pode ser bastante utilizada nos famosos chás detox, os quais visam a melhora do fígado. Conheça outros benefícios da Bardana:
- ajuda a manter a glicose em níveis normais, devido a sua concentração de fibras;
- auxilia pessoas que sofrem de ansiedade ou insônia, por sua ação calmante;
- excelente fonte de proteínas;
- antibacteriano;
- antioxidante;
- ótima para a saúde dos ossos, pois contém fósforo e cálcio;
- boa para a hidratação dos cabelos e unhas, já que contém vitamina A;
- melhora o sistema imune, por ser fonte de vitaminas com complexo B e sais minerais;
- anti-inflamatória, sendo boa para o tratamento de doenças reumáticas
- antifúngica;
- ajuda na eliminação de pedras nos rins, por sua ação diurética;
- pode ser usada no tratamento de eczemas e seborréias;
- previne a retenção de líquidos, pois colabora para o bom funcionamento do fluxo de urina.
Como usar essa erva
As pessoas podem usufruir dos benefícios da Bardana de duas formas, principalmente: pela culinária ou pelo chá. Na primeira opção, a erva pode ser preparada em diversos pratos, como acompanhando molhos, peixes, arroz ou legumes. Assim, os nutrientes são aproveitados de forma saborosa.
Também há a alternativa do chá, que é a forma tradicional. Existe a possibilidade de usar a raiz, ou as folhas para o preparo, sabendo que das duas maneiras o resultado será um gosto amargo. Vale lembrar que o processo de fervura é muito importante para retirar as substâncias tóxicas da planta, sendo recomendado o tempo de 1 hora.
Para as pessoas que desejam fazer o chá, pode ser usada 1 colher de sopa da erva com 300 ml de água.
Os efeitos colaterais da Bardana
A erva pode causar diarreia, dor de cabeça, contrações uterinas e excesso de micção que pode levar à desidratação. Isso, claro, se tomada em frequências maiores do que o recomendado. É importante conversar com um médico antes de buscar por tratamentos alternativos à alguma doença.
Quem não deve consumir a planta
- gestantes;
- mulheres amamentando;
- crianças;
- idosos sem recomendação médica;
- pessoas com problemas intestinais.
Veja também: Erva-baleeira: benefícios, como usar e efeitos colaterais da planta medicinal
TRIPTOFANO: o que é, para que serve e onde encontrar
Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:
- Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
- Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
- Auxilia no controle do apetite;
- Contribui para a boa memorização.