Muito além da vitamina A: os benefícios da cenoura para o intestino revelados em estudo

Cenoura é sinônimo de vitamina A, saúde dos olhos e cor vibrante no prato. Mas, agora, a ciência destaca outro aspecto: os benefícios da cenoura para o intestino.

Pesquisadores descobriram que uma fibra especial desse vegetal pode aumentar a presença de microrganismos “do bem” no intestino, melhorar o equilíbrio da digestão, ajudar no funcionamento das defesas naturais do corpo e até proteger a barreira que reveste o intestino.

Fibra da cenoura surpreende

Nem toda fibra age da mesma forma no corpo.

Cientistas estudaram uma fibra presente na cenoura chamada rhamnogalacturonana I (cRG-I).

Apesar do nome complicado, o resultado é simples: mesmo em pequenas doses, essa fibra estimulou o crescimento de bactérias benéficas — um dos principais benefícios da cenoura para o intestino identificados pela ciência.

Essas bactérias boas ajudam a digerir fibras, produzem substâncias que alimentam as células intestinais e dificultam a ação de microrganismos prejudiciais.

Mais equilíbrio intestinal significa, indiretamente, apoio às defesas do organismo.

Resultados chamam atenção

O estudo publicado na revista Microorganisms acompanhou adultos saudáveis por quatro semanas.

Um grupo tomou cápsulas com a fibra concentrada da cenoura; outro recebeu cápsulas sem essa fibra (um “placebo”, usado em pesquisas para comparar resultados).

Quem recebeu a fibra apresentou, já na terceira semana, um aumento das bactérias benéficas no intestino.

Outro dado interessante: fezes mais firmes e menos episódios de diarreia entre os participantes que tomaram a fibra; mais um sinal dos benefícios da cenoura para o intestino no dia a dia, mesmo em pessoas saudáveis.

Mais do que digestão

Os cientistas também avaliaram indicadores do sistema de defesa.

Quem tomou a fibra mostrou sinais de maior atividade de células do sistema imune que funcionam como “sensores”; elas reconhecem ameaças e ajudam o corpo a reagir.

Esse achado reforça que a influência da fibra vai além da digestão.

Intestino e imunidade conversam o tempo todo: cuidar da microbiota significa, indiretamente, fortalecer as defesas naturais.

Barreira intestinal protegida

Em testes de laboratório, os componentes da cenoura ajudaram a preservar a integridade da barreira intestinal (a camada que impede a passagem de toxinas para o sangue).

Alterações nessa proteção estão ligadas a condições como síndrome do intestino irritável, inflamações e problemas metabólicos.

Ou seja, os benefícios da cenoura para o intestino podem ser mais amplos do que se imaginava, com reflexos em diferentes áreas da saúde.

No prato de todo dia

O estudo avaliou um extrato concentrado de cenoura em cápsulas. Mesmo assim, incluir o vegetal na rotina continua sendo uma estratégia simples para consumir fibras e antioxidantes.

Crua, cozida, assada, em sucos ou bolos, a cenoura contribui para a saúde intestinal e geral.

Em resumo, as pesquisas indicam que os benefícios da cenoura para o intestino vão além do senso comum: essa fibra favorece bactérias boas, ajuda na firmeza das fezes, apoia o funcionamento do sistema imune e protege a barreira intestinal.

Um alimento acessível que pode ser um verdadeiro aliado da saúde quando consumido regularmente.

Leitura Recomendada: Os benefícios da dieta cetogênica para o cérebro: descobertas sobre enxaqueca e depressão

Compartilhe este conteúdo
Michele Azevedo
Michele Azevedo

Formada em Letras - Português/ Inglês, pós-graduada em Arte na Educação e Psicopedagogia Escolar, idealizadora do site Escritora de Sucesso, empresária, redatora e revisora dos conteúdos do SaúdeLab.

VIRE A CHAVE PARA EMAGRECER

INSCRIÇÕES GRATUITAS E VAGAS LIMITADAS