Leite fermentado solta o intestino mesmo? Quais são os seus benefícios?

Fique por dentro dos benefícios do leite fermentando, e se eles afetam o intestino

Muitas pessoas consideram o leite fermentado como um doce, ou até sobremesa para crianças. Isso é bastante compreensível, visto que geralmente ele é comercializado dessa forma. Mas na realidade, ele possui propriedades muito interessantes, e pode até afetar a saúde do intestino. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se o leite fermentado solta o intestino mesmo, e quais são os seus benefícios.

O funcionamento do nosso intestino é bastante delicado em alguns aspectos. Nossa alimentação, por exemplo, pode afetá-lo das mais variadas formas, seja positivamente ou negativamente. Logo, é bom conhecer os alimentos que melhoram o funcionamento intestinal, e incluir eles na dieta. E claro, também é preciso saber como essa melhoria ocorre para que ela não se torne um problema.

Características gerais do leite fermentado

Como o próprio nome já sugere, o leite fermentado é basicamente o leite comum que consumimos, mas desnatado e submetido à um processo de fermentação. Essa fermentação por sua vez é realizada por microrganismos, que são os famosos lactobacilos vivos. Eles permanecem na composição final do leite fermentado, e são consideradas bactérias benéficas para a nossa saúde.

Graças a essas bactérias, o leite fermentado se assemelha muito ao kombucha e ao kefir. Todos esses alimentos possuem microrganismos que, quando no nosso organismo atuam como probióticos. Inclusive o kefir em específico também é um tipo de leite fermentado. Quanto ao consumo em si, fornecer alimentos probióticos para o corpo é especialmente benéfico para a saúde do sistema digestivo.

Leia mais: Leite fermentado realmente faz bem à saúde? Veja benefícios e cuidados

O leite fermentado solta o intestino?

Você provavelmente já sabe disso, mas é bom lembrar que, no nosso intestino, existe algo chamado microbiota intestinal. Ela é basicamente uma colônia de bactérias que habitam o órgão, e ajudam ele durante os processos de digestão dos alimentos. Através do consumo de prebióticos, como o leite fermentado, é possível aumentar a quantidade de bactérias dessa microbiota, promovendo a saúde intestinal.

Mas enfim, o leite fermentado solta o intestino ou não? Bem, ao aumentar o número de bactérias da microbiota intestinal, e promover a saúde e nutrição delas, o funcionamento do órgão como um todo é favorecido. Logo, o trânsito intestinal melhora consideravelmente, juntamente com a evacuação. Então sim, de fato o leite fermentado solta o intestino.

Outros benefícios do leite fermentado para a saúde

Por favorecer o trânsito intestinal e a evacuação das fezes, o leite fermentado é um ótimo alimento para combater a prisão de ventre. Contudo, acredita-se que ele também seja útil para controlar alguns casos de diarreia. Um dos motivos por trás disso é que os probióticos melhoram a saúde intestinal como um todo. Mas acredita-se que os lactobacilos sejam capazes de inibir a ação de alguns microrganismos que causam a diarreia.

Sob o mesmo ponto de vista, vale mencionar que, ao beneficiar o intestino, a saúde do nosso organismo também é afetada. Ter uma boa digestão e evacuação é indispensável para a manutenção do peso. Sem falar que a obtenção e aproveitamento de nutrientes melhoram consideravelmente, de forma a fortalecer o sistema imunológico.

Leia mais: Kiwi prende ou solta o intestino? Entenda quais são seus reais efeitos no organismo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação