Book Appointment Now
Como desinfetar as peças do nebulizador? Veja cuidados caseiros e baratos
Você sabe como eliminar bactérias do seu nebulizador? Esse aparelho, muito usado para tratar e aliviar os sintomas respiratórios, principalmente no inverno, acumula microrganismos que colocam a saúde dos usuários em risco. Portanto, o SaúdeLab vai te ensinar a como desinfetar as peças do nebulizador corretamente de forma fácil e prática, sem gastar muito.
Leia também: Como se preparar para testes de aptidão física de concursos? 5 dicas para arrasar nas provas
O uso do nebulizador é muito comum, visto que muitas pessoas dependem dele no dia a dia. Por ser um aparelho ligado a saúde, ele precisa receber cuidados especiais. Tais cuidados são necessário tanto pela fragilidade das peças do nebulizador, quanto para que sua função não seja comprometida. Sendo assim, confira a seguir como fazer para manter seu nebulizador sempre limpo.
Lavagem das peças do nebulizador
Primeiramente, para efetuar a limpeza das peças do nebulizador, é preciso começar com a lavagem. Esse processo precisa ser feito sempre que o aparelho for utilizado, para que ele não acumule microrganismos e sujeiras. Felizmente, por mais que seja preciso ter cuidado, a lavagem é bem simples de se fazer.
Antes de mais nada, desmonte o aparelho, desencaixando as peças do nebulizador com cuidado. Feito isso, com uma esponja nova, dedicada apenas para a lavagem do aparelho, esfregue as peças com detergente neutro ou sabão. Por fim, para enxaguar, bastar passar as peças do nebulizador na água corrente. Para a parte do aparelho que é ligada na tomada, utilize um pano com um pouco de álcool, com o aparelho desligado.
Desinfecção das peças do nebulizador
Com a lavagem feita, o ideal é que o aparelho ainda passe pelo processo de desinfecção. Dessa forma, a eficiência da limpeza, em relação a eliminação dos microrganismos, é elevada. Sendo assim, para desinfetar as peças do nebulizador, é preciso utilizar produtos diferentes dos utilizados na lavagem.
A princípio, existem duas formas de desinfetar o aparelho. Na primeira, é preciso um balde ou bacia com de 1 litro de água e duas colheres (sopa) de água sanitária. Nessa misturas são depositadas as peças do nebulizador, que ficam de molho por de 20 minutos. Já no segundo método, é utilizada apenas água fervente, e as peças ficam de molho por apenas 5 minutos. Ademais, nas duas formas as peças precisam secar sob um pano limpo.
Esterilização e outras dicas
Por fim, se você procura manter o nebulizador o mais limpo possível, ainda é possível submeter elas a um processo de esterilização. Para isso, assim como na desinfecção, basta deixar as peças de molho, porém existem três possibilidades de substâncias. Estas são o peróxido de hidrogênio de 3%, por de 30 minutos, álcool 70%, por 5 minutos, e por fim uma mistura de três partes de vinagre branco para uma de água, por 30 minutos.
Além de todas essas etapas, também existem alguns hábitos importantes para preservar as peças do nebulizador e manter o aparelho limpo. Um desses hábitos é reservar o uso do aparelho para apenas uma pessoa, a qual precisa sempre lavar as mãos antes de utilizar. Dessa forma, é possível conservar melhor as peças do aparelho, aumentando a sua vida útil.
Gostou de saber essas dicas para desinfetar as peças do nebulizador e deixar os usuários protegidos? Clica aqui e conheça outros cuidados importantes para afastar doenças da sua família.