Benefícios da Pitanga: conheça 10 motivos para comer mais essa azedinha

Pode não parecer, mas a pitanga é uma fonte de inúmeros benefícios para a saúde

Sem dúvidas, você provavelmente já comeu ou ao menos ouviu falar da pitanga. Essa pequena frutinha azeda é extremamente comum no Brasil. Apesar de seu tamanho e simplicidade, a pitanga esconde benefícios para a nossa saúde que podem ser muito proveitoso. Portanto se você deseja saber mais sobre eles, venha com o SaúdeLab. conheça 10 benefícios da pitanga, e veja quais são os cuidados e formas de consumo dela.

A princípio, a pitangueira é o tipo de árvore que costumamos ver por todo lugar no Brasil. Talvez isso se dê pelo fato de que ela é uma planta de fácil cultivo, podendo ser plantada até mesmo no quintal de casa. Consequentemente, é uma fruta bastante acessível e, portanto, seus benefícios podem ser aproveitados por mais pessoas.

10 benefícios da pitanga para a saúde

  1. Promove a saúde do intestino: a presença de fibras na pitanga melhora o funcionamento do intestino como um todo, ajudando a combater a prisão de ventre e diarreia.
  2. Melhora a imunidade: tanto a vitamina C quanto a vitamina A da pitanga são aliadas no fortalecimento da nossa imunidade. Com isso, a fruta pode ajudar no combate de diversas doenças infecciosas.
  3. Contém antioxidantes: os antioxidantes são muito conhecidos e procurados por sua capacidade de combater o envelhecimento precoce e desenvolvimento de doenças neurodegenerativas.
  4. Tem ação anti-inflamatória: no nosso corpo, ocorrem diversos processos inflamatórios. Estes por sua vez, quando desregulados, podem ser problemáticos para a saúde, sendo bom fornecer inflamatórios para o corpo.
  5. Promove a saúde dos olhos e pele: alguns dos compostos da pitanga ajudam a conservar a saúde e beleza da pele, bem como melhorar a saúde da nossa visão.
  6. Protege e favorece o sistema cardiovascular: juntamente com os antioxidantes, os polifenois da pitanga promovem a saúde dos vasos sanguíneos, e protege o coração contra infartos, insuficiência cardíaca e outros.
  7. Combate bactérias e fungos: por incrível que pareça, a pitanga apresenta propriedades antibacterianas e antifúngicas, permitindo o combate e prevenção de doenças causadas por esses agentes.
  8. Diminui a retenção de líquidos: a fruta também apresenta uma ação diurética. Com isso, ela é capaz de reduzir inchaços no corpo, além de promover uma boa saúde renal.
  9. Favorece o emagrecimento: por conter pouquíssimas calorias, sendo então um alimento low carb, a pitanga é uma boa adição na alimentação para quem quer perder peso.
  10. Ajuda a combater cânceres: apesar de não substituir nenhum tipo de tratamento, é possível usar a pitanga para reduzir a proliferação de células cancerígenas.

Leia mais: Para que serve o chá de folha de pitanga? E o chá de folha de graviola? Descubra agora

Contraindicações e formas de consumo da pitanga

De antemão, a pitanga é comumente consumida in natura, quando está bem vermelha. Porém ela também pode ser usada para fazer uma polpa para suco, ou em doces diversos, como sorvetes, licores e geleias. Por outro lado, outra forma de consumo bastante comum é o chá. No caso, ele é feito a partir das folhas da pitanga, e também oferece benefícios incríveis para a saúde.

Por fim, agora que você conhece os benefícios da pitanga, bem como as suas formas de consumo, resta apenas aprender suas contraindicações. De maneira geral, a fruta por si só não é prejudicial de forma alguma. Os únicos casos em que ela pode causar algum problema são em pessoas que são alérgicas à fruta, ou hipertensas. Mas nesse último exemplo, a pitanga só é prejudicial se for consumida na forma de chá.

Leia mais: Como fazer suco de romã? Conheça os principais benefícios e cuidados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação