Efeitos colaterais da própolis: saiba como usar ela de maneira segura

A própolis é considerada um produto muito benéfico, mas é importante saber usá-la

A princípio, a própolis é um produto medicinal que oferece diversos benefícios para a saúde. Seu consumo costuma ser bastante seguro, mas assim como qualquer outro tipo de remédio, ela pode apresentar alguns efeitos colaterais, sendo então importante conhecê-los antes de experimentá-la. Portanto venha com o SaúdeLab, saiba quais são os efeitos colaterais da própolis e como usar ela de maneira segura.

Assim como o mel, a própolis também é extraída a partir de colmeias. Ela é composta basicamente pela saliva produzida pelas abelhas e a seiva de árvores que elas coletam. Enquanto elas utilizam a própolis para estruturar e proteger a colmeia, nós podemos consumir ela para obter suas propriedades medicinais. Mas dada a sua origem, faz sentido ter receio de que esse consumo tenha efeitos colaterais.

Propriedades benéficas da própolis na saúde

  • Prevenção contra cânceres: não só a própolis contém compostos anticancerígenos, como ela também estimula a atividade dos nossos anticorpos. Dessa forma, é possível diminuir as chances de nossas células de tornarem cancerosas e, caso isso já tenha ocorrido, impedir a multiplicação delas.
  • Combate a herpes: feridas nas genitais ou nos lábios que são causadas pela herpes podem melhorar mais rapidamente através da própolis, tanto que ela é adicionada em alguns medicamentos para herpes.
  • Aumenta a imunidade: esse talvez seja o principal benefício da própolis. Ela é antiviral, anti-inflamatória e antioxidante. Combinando esses efeitos e os outros benefícios fica claro que a própolis é uma verdadeira bomba de benefícios para o sistema imunológico.
  • Favorece a cicatrização: não são apenas as feridas de herpes que melhoram mais rapidamente com a própolis. Quaisquer lesões na pele podem se recuperar com maior garantia através dela, pois ela não só acelera a cicatrização como também previne infecções na região dos ferimentos.

Leia mais: Própolis faz mal para o coração? Ela não é tão inofensiva como se pensa

Existem efeitos colaterais da própolis?

Conforme fora dito, o consumo da própolis é seguro para a grande maioria das pessoas. As únicas contraindicações dela são para mulheres gestantes ou para crianças pequenas, é apenas por questão de garantia. Contudo, assim como mel, ela também pode resultar em reações alérgicas, dependendo de quem a consume. Ou seja, até existem efeitos colaterais da própolis, mas eles só costumam se manifestar em pessoas alérgicas.

Sob esse ponto de vista, os efeitos colaterais da própolis acabam sendo muito similares aos de uma alergia qualquer. No caso, a pele pode sofrer com bastante vermelhidão e coceira, além de inchaço e urticária. Portanto, se você já é alérgico à mel, é bom tomar muito cuidado ao experimentar a própolis.

Como consumir a própolis com maior segurança no dia a dia?

Antes de mais nada, sabendo que os efeitos colaterais da própolis estão relacionados com reações alérgicas, o ideal é que você consulte um médico antes de incluí-la na rotina. Dito isso, caso seu médico considere o consumo dela seguro, você pode optar por diversas formas de uso. A própolis pode ser consumida oralmente, seja pura ou diluída em água ou chá, usada em inalações ou gargarejos, ou aplicadas diretamente sob a pele.

Leia mais: Psyllium: como usar para intestino? Veja as dicas e benefícios

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação