Book Appointment Now
Beterraba engrossa o sangue? Veja a sua ação no sistema cardiovascular
De antemão, o nosso sangue é o grande responsável, juntamente com os vasos, por garantir que cada parte do nosso corpo receba os nutrientes e compostos de que necessita. A composição dele pode ser alterada através da nossa alimentação, mas dizem que o mesmo vale para a sua espessura. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, saiba se a beterraba engrossa o sangue, e veja a sua ação no sistema cardiovascular.
Os nutrientes da beterraba são bastante variados, e consequentemente os seus efeitos na saúde também são. Obviamente que a grande maioria deles são benéficos para nós. Mas todo alimento que possui múltiplas propriedades precisam ser consumidos com cuidado. Até os efeitos mais benéficos podem se tornar problemáticos em determinadas condições de saúde.
A beterraba engrossa o sangue mesmo?
A princípio, ter o sangue mais grosso pode ser vantajoso em algumas condições, como em alguns procedimentos cirúrgicos. Mas no geral, essa característica costuma ser um problema. Ter um sangue mais grosso dificulta a passagem dele pelos vasos sanguíneos, o que pode levar à inúmeras complicações. Ou seja, entender se a beterraba engrossa o sangue é importante para evitar problemas de saúde.
No caso, o engrossamento do sangue muitas vezes é consequência da falta ou excesso de algumas proteínas específicas. Nesse aspecto, a riqueza nutricional da beterraba não é prejudicial. Ela até contém algumas proteínas, mas além de não serem tão expressivas, elas são completamente seguras e benéficas para a saúde. Portanto não há como dizer que a beterraba engrossa o sangue.
Leia mais: Beterraba solta o intestino? Aprenda sobre os efeitos dela na nossa saúde
Como a beterraba realmente afeta o sangue?
Não há nenhum fator que nos permita afirmar que a beterraba engrossa o sangue, mas isso não significa que ela não afeta o nosso sangue e circulação de nenhuma forma. Muito pelo contrário, alguns dos nutrientes dela são bastante vantajosos para a nossa saúde cardiovascular. Por exemplo, ela apresenta nitratos em sua composição, os quais estão diretamente relacionados com a circulação sanguínea.
Quem sofre de hipertensão precisa estar constantemente atento com a pressão arterial dos seus vasos. Os nitratos da beterraba ajudam a relaxar esses vasos. Consequentemente, o fluxo de sangue é facilitado, e a pressão gerada acaba sendo reduzida. Sendo assim, incluir a beterraba na dieta é uma excelente forma de combater a hipertensão e melhorar o fluxo sanguíneo.
Outros efeitos importantes da beterraba para a saúde
- Preserva a visão: dentre as muitas vitaminas da beterraba, uma das mais expressivas é a vitamina A. Ela é indispensável para conservar a saúde dos nossos olhos, e consequentemente a nossa visão.
- Aumenta a imunidade: em união com o zinco, mineral presente na beterraba, a vitamina A também estimula a produção das células de defesa que compõem o sistema imunológico.
- Protege o sistema cardiovascular: não são apenas os vasos e sangue que são beneficiados pela beterraba, e sim o sistema cardiovascular como um todo. Ela é fonte de fibras e antioxidantes que promovem a redução do colesterol, prevenindo o desenvolvimento de problemas cardiovasculares.
- Mantém a saúde dos músculos: além do zinco, a beterraba é fonte de minerais como o cálcio e potássio. Eles exercem diversos efeitos no organismo, um deles sendo a manutenção das fibras musculares.
Leia mais: Limão baixa pressão? Fique por dentro dos seus principais benefícios