Limão baixa pressão? Fique por dentro dos seus principais benefícios

Manter a pressão arterial sob controle é essencial para a saúde do sistema vascular

A pressão dos vasos sanguíneos é um fator imprescindível para a saúde cardiovascular. Quando elevada, ela pode causar diversos danos, ainda mais a longo prazo. Por isso é sempre bom conhecer alimentos que sejam capazes de promover a queda pressão. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, entenda se o limão baixa pressão, e fique por dentro dos seus principais benefícios.

De antemão, o limão é uma das frutas com mais utilidades, especialmente quando se trata de dicas e remédios caseiros. Isso se dá pela riqueza nutricional dele, que oferece diversas propriedades proveitosas para o organismo. O problema é que muitas vezes as pessoas não sabem com acessá-las, ou apostam em um benefício que não é necessariamente real. Logo, é bom conhecer um pouco sobre o limão antes de usá-lo para a pressão arterial.

Limão baixa pressão mesmo?

Conforme fora dito, níveis elevados da pressão arterial, também denominados de hipertensão, são muito danosos para a saúde. No caso, esses danos afetam principalmente o sistema cardiovascular, já que a pressão está  ligada com a circulação sanguínea. Um dos principais fatores responsáveis por alterar essa pressão é a nossa alimentação. E felizmente, o limão baixa pressão, fazendo parte dos alimentos aliados dessa condição.

Para entender o porquê por trás dessa propriedade do limão, precisamos levar em consideração dois de seus principais compostos. Estes são o ácido cítrico e flavonoides, que reduzem a pressão arterial através de diferentes mecanismos. Os flavonoides, por exemplo, promovem o relaxamento dos vasos. Portanto, de fato o limão baixa pressão, e pode ajudar muito a controlar a hipertensão.

Leia mais: Limão faz mal para os rins? Fique atento e não caia em ciladas

Outros benefícios do limão para a saúde

  • Protege o sistema renal: o ácido cítrico exerce outras funções além da redução da pressão arterial. Uma delas é a de prevenir o desenvolvimento de cálculos nos rins.
  • Combate microrganismos: um dos motivos pelos quais o limão tem diversas aplicações fora do preparo de alimentos é a sua capacidade inibir as atividades de microrganismos. Ele ajuda a eliminar algumas espécies de bactérias e fungos, inibindo e combatendo doenças infecciosas.
  • Ajuda no emagrecimento: a presença de fibras e vitamina C no limão fazem com que a fruta promova uma maior saciedade, e garanta um melhor funcionamento do organismo como um todo, de forma a promover as atividades responsáveis pela perda de peso.
  • É antioxidante: a vitamina C é um dos compostos antioxidantes mais potentes de qualquer alimento. Através dela, o corpo é capaz de combater os radicais livres, responsáveis por problemas como o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas.

Existem mais frutas que abaixam a pressão

Sabendo que o limão baixa pressão, vale a pena conhecer outras frutas com a mesma capacidade, para não ter que depender apenas dele. Obviamente que precisamos ter sempre em mente que a alimentação para a hipertensão deve levar em consideração diversos fatores. Frutas com o limão são ótimas inclusões, mas a dieta também deve contemplar vegetais e excluir comidas ricas em sódio.

Por fim, todo esse planejamento deve ser feito sob a orientação de um médico, que dependendo do caso pode até mesmo receitar alguns medicamentos. Dito isso, confira a seguir outras frutas que melhoram a pressão arterial:

  • Uva
  • Mirtilo
  • Melancia
  • Laranja
  • Amora
  • Banana
  • Abacate
  • Morango
  • Romãa

Leia mais: Quem toma fluoxetina pode beber bebida alcoolica? Tire suas dúvidas!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação