Biotipo Corporal: saiba reconhecer o seu e adapte o estilo de vida

Entenda mais sobre os diferentes biotipos corporais e as suas necessidades

A princípio, talvez você já tenha ouvido falar dos diferentes biotipos corporais que uma pessoa pode ter. Cada um deles possui um conjunto específico de características, e estas podem ser determinantes para ter o melhor desempenho e condicionamento físicos. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e aprenda a como reconhecer um biotipo corporal e adaptar os hábitos de vida.

De antemão, muitas pessoas acreditam que o biotipo corporal não é relevante para o treino e alimentação. Sob esse ponto de vista, até é possível dizer que o biotipo não impede a prática de determinados exercícios físicos ou a ingestão de certos alimentos. Contudo, dependendo do seu biotipo, pode ser que um treino e dieta específicos e adaptados favoreçam muito mais o seu desenvolvimento físico.

O que de fato é um biotipo corporal?

De maneira geral, os biotipos corporais são uma classificações que tem como critério principal o modelo estrutural do nosso corpo. No caso, esse modelo é influenciado principalmente pela nossa massa muscula, estrutura óssea, quantidade de gordura e metabolismo. Ou seja, a classificação não é referente apenas a aparência do indivíduo, mas também do funcionamento e estado do seu organismo.

Sob esse ponto de vista, é importante salientar que os biotipos também estão diretamente ligados ao ganho ou perda de peso. Você provavelmente já deve ter reparado que algumas pessoas possuem mais ou menos dificuldade em emagrecer ou engordar. Um dos motivos para esses fenômenos é justamente o biotipo, que pode favorecer ou não o ganho e perda de gorduras e músculos.

Leia mais: Quer contratar um personal trainer? Veja o que você precisa saber antes para não cair em roubadas

Quais são os diferentes biotipos corporais?

Endomorfo:

Geralmente, os endomorfos possuem uma estrutura corporal mais robusta, com ombros e cintura mais largos que os demais. Em relação ao seu metabolismo, há uma maior facilidade em ganhar gordura do que em perdê-la. Porém em compensação, esse biotipo consegue ganhar músculos também mais facilmente.

Ectomorfo:

Esse biotipo, conhecido por ectomorfo, costuma apresentar um corpo mais magro, com ombros e estrutura geral mais estreitos, e uma cintura e quadril mais finos, além de pernas esguias e braços compridos. Sua principal característica metabólica é a dificuldade em ganha massa muscular, e facilidade em perder gordura.

Mesomorfo:

Por fim, do ponto de vista da estrutura corporal, os mesomorfos são um meio-termo entre os ectomorfos e endomorfos. Costumam ser um pouco robustos, mas com maior proporcionalidade, com a cintura apenas um pouco mais fina que os ombros. Já em relação ao seu metabolismo, os mesomorfos são bem equilibrados em relação ao ganho e perda de gordura e músculos.

Biotipo Corporal.
Biotipo Corporal. Foto: Canva PRO

Melhores hábitos alimentares e exercícios para cada biotipo corporal

  • Ectomorfo: é preciso dar foco em treinos intensos e de curta duração, priorizando o ganho de força e hipertrofia muscular, e trabalhando mais as pernas, costas e peito. Em relação a alimentação, o ectomorfo pode incluir carboidratos e até mesmo gorduras em sua alimentação, de forma moderada.. Já proteínas devem ser consumidas em menor quantidade do que em outros biotipos.
  • Endomorfo: treinos com menos carga, mais repetições e com intervalos de tempo menores são mais bem recebidos pelos endomorfos, juntamente com exercícios aeróbicos. Quando a dieta, o consumo calórico deve ser reduzido. Portanto, é preciso evitar gorduras e carboidratos, e consumir mais proteínas.
  • Mesomorfo: os melhores exercícios para mesomorfos são os de musculação, com uma boa quantidade de carga, e treinos cardiovasculares. Quanto a alimentação, ele se encontra novamente entre um meio-termo entre a dieta de um endomorfo e a de um ectomorfo. Portanto, ele deve priorizar alimentos mais saudáveis, com menos carboidratos e gorduras, mas não precisa excluir tanto esses compostos da sua dieta.
Biotipo Corporal Masculino.
Biotipo Corporal Masculino. Foto: Canva PRO

Leia mais:  Como saber se a marca de suplementos é confiável ou não? Veja agora

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação