Como conservar quiabo corretamente? Saiba como evitar desperdício

Fique por dentro de detalhes que vão te ajudar a conservar quiabo por mais tempo

Sem dúvidas, os vegetais possuem um espaço indispensável na nossa alimentação. O quiabo, por exemplo, oferece diversos benefícios para a saúde. Entretanto, pode ser um pouco difícil de fazer a conservação dele, especialmente quando ele é preparado em grandes quantidades. Portanto, venha com o SaúdeLab e aprenda qual é a melhor maneira de se conservar quiabo.

A princípio, a conservação de alimentos é muito importante para evitar o desperdício deles. Contudo, quando se trata de alimentos naturais, como frutas e vegetais, essa conservação é um pouco mais complicada. Afinal, eles se degradam com muito mais facilidade que outros tipos de alimentos. Felizmente, no caso do quiabo, existem algumas dicas que podem ajudar muito nesse processo.

Benefícios do quiabo para a saúde

Primeiramente, antes de falar da conservação do quiabo em si, é interessante conhecer alguns dos benefícios que ele pode oferecer para a nossa saúde. Portanto, confira alguns deles a seguir:

  • O quiabo é considerado um alimento low carb, visto sua baixa quantidade de carboidratos. Portanto, ele pode ser incluso em diversas dietas low carb.
  • O vegetal também é rico em vitaminas C e A, que por sua vez desempenham diversas função essenciais no nosso organismo.
  • A riqueza em fibras do quiabo fazem com que ele possa oferecer benefícios para o intestino, e também pode favorecer o emagrecimento.
  • Em relação a saúde, o vegetal é considerado benéfico para pessoas com diabetes, ajudando a manejar a doença, e pode ser aproveitado para controlar os níveis de colesterol no sangue.

Leia mais: Como saber se a geladeira está boa para conservar alimentos sem erros

Como fazer para conservar quiabo?

Tendo em mente os benefícios do consumo do quiabo, agora é preciso aprender a forma correta de conservá-lo, para evitar que ele seja desperdiçado. No caso, o mais importante para a conservação dele é o armazenamento.

Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais receitas! Clique aqui!

Quiabo Cru

Ao deixá-lo na geladeira, ele pode durar até 15 dias. Porém, é necessário seguir alguns passos antes de realmente armazená-lo. Sob esse ponto de vista, se você pretende conservar o quiabo inteiro, é preciso que você retire as pontas dele. Contudo, independente de como você vai guardá-lo, seja picado ou ainda inteiro, é muito importante que eles sejam bem higienizados e secos. Com isso, basta apenas colocá-los em saco plástico ou recipiente de sua preferência e levar para a geladeira.

No entanto, vale a pena realizar a inspeção visual do quiabo quando for preparar o quiabo, na dúvida, descarte. Afinal, raramente sabemos quando ele foi colhido e se já não estava a muito tempo na prateleira aguardando ser “levado para casa”.

É possível congelar?

Diferente de muitos outros vegetais, o quiabo pode sim ser armazenado na congelador. O passo a passo para a conservação é o mesmo, e a durabilidade dele será muito maior, podendo durar meses antes de estragar. Ademais, quando você for utilizá-lo, dependendo do preparo, não é necessário esperar para que descongele. Contudo, se você deseja fazer esse processo, lembre-se de que ele deve ser feito sempre na geladeira.

Quiabo Cozido ou Frito

Caso o quiabo tenha sido preparar ele também pode ser armazenado por mais tempo na geladeira. Neste caso, como você sabe quando ele foi preparado fica mais fácil. Após o preparo, as sobras podem ser adicionadas em embalagens herméticas e, na geladeira, podem durar até 7 dias. Mas lembre-se, é sempre importante fazer a inspeção visual para identificar possíveis contaminações e também o cheiro, ao menor sinal de produto impróprio para consumo, faça o descarte imediatamente.

Caso queira congelar o quiabo já preparado, ele dura até 3 meses com freezer, mas suas consistência pode mudar um pouco, perdendo a crocância. Mas não tem problema consumir desta forma. Ele ainda estará próprio para o consumo.

Leia mais: Quanto tempo dura a caipirinha na geladeira? Será que pode congelar?

Especial do VINAGRE: mais de 20 UTILIDADES que vão além da cozinha!

O vinagre é um dos produtos mais antigos do mundo a ser comercializado. Assim, desde os tempos mais remotos, esse incrível ingrediente natural vem tendo mil e uma utilidades na cozinha, limpeza da casa, saúde, beleza e até mesmo na jardinagem.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação