Cachorro dormir na cama é seguro? Veja como evitar problemas

Entenda se há algum problema em deixar o cachorro dormir em sua cama

Sem dúvidas, os cachorros são excelentes companheiros no nosso dia a dia. Sempre que podem, eles ficam ao nosso lado procurando alguma forma de passar o tempo. Porém, ao contrário do que muitos pensam, não é sempre que eles devem estar conosco, especificamente na hora de dormir. Venha com o SaúdeLab e entenda se o cachorro dormir na cama é seguro ou não.

À primeira vista, pode parecer estranho pensar que deixar o cachorro dormir na cama pode ser um hábito perigoso. Entretanto, é preciso ter em mente de que ele é um pet, sendo muito diferente de nós em diversos aspectos físicos e comportamentais. São essas diferenças que podem gerar problemas ao passar horas dormindo ao lado deles.

Problemas ao deixar o cachorro dormir na cama

Conforme fora dito, os cachorros possuem um comportamento completamente diferente do ser humano. No caso, a discrepância mais relevante para esse assunto é a higiene. Em termos gerais, os cachorros não possuem um senso de limpeza como o nosso, e costumam se aventurar bastante todos os dias. Consequentemente, eles se sujam com facilidade, passando grande parte do dia dessa forma.

Quando o cachorro dorme em sua cama, ele acaba trazendo a sujeira que ele carrega consigo, especialmente por causa de suas patas e pelos, que são as partes que mais sofrem com a exposição. Com isso, o seu colchão, travesseiros, lençóis e roupas de cama ficam sujos. prejudicando o sono, higiene e limpeza do quarto.

Principais riscos para a saúde

Ao deixar o cachorro dormir na cama, ele também pode representar alguns perigos para a saúde. Muitos deles estão relacionados a reações alérgicas, as quais ocorrem, em sua grande maioria, graças aos pelos do animal. O contato com os fios pode desencadear rinites, dermatites, crises alérgicas e similares, especialmente em pessoas com predisposições para essas condições.

Visto que o cachorro não possui noção de higiene, ele não carrega apenas sujeiras, mas também algumas bactérias e microrganismos prejudiciais para a saúde, especialmente em sua boca. Dependendo dos hábitos alimentares e comportamentais do seu cão, ao dormir com ele, pode haver a transmissão de algumas doenças, como a micose e sarna, que é diferente da sarna específica para humanos.

Se houver cuidado, é possível dormir com o cachorro sem problemas?

O ideal é não permitir que o cachorro durma com você, mas caso você tome alguns os cuidados importantes, esse hábito pode ser adotado sem grandes consequências. Na verdade, em relação aos problemas de saúde causados por esse costume, a maioria deles não é grave e pode ser tratado com facilidade.

Para que o cachorro possa dormir ao seu lado sem problemas, certifique-se de que as vacinas e vermífugos dele estão todas em dia. Ademais, mantenha ele sempre bem lavado e limpo, e escove os dentes dele sempre que for possível. Dessa forma, é possível prevenir a grande maioria dos problemas.

Leia mais: Como eliminar piolho com remédio caseiro em poucos passos; aprenda agora

Saiba agora COMO ELIMINAR FORMIGAS na RAÇÃO DOS PETS

Neste vídeo você vai aprender dicas fáceis e práticas para eliminar formigas na ração dos pets. Passos fáceis e simples para fazer agora mesmo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação