Céline Dion revela diagnóstico de doença rara; entenda

A cantora canadense teve que cancelar sua turnê mundial

Em comunicado publicado em seu perfil no Instagram, a cantora canadense Céline Dion, 54, revelou que foi diagnosticada com doença rara. O post foi feito nesta quinta-feira, 07/12, e por conta dessa situação ela teve que adiar a sua turnê mundial, e alguns shows ficaram para 2024. Deste modo, venha conhecer com SaúdeLab sobre essa doença neurológica que afeta a capacidade de andar e falar.

Céline Dion cancela shows para tratar de doença rara

No post a cantora declarou que vem lidando com problemas de saúde, já faz algum tempo, e que está sendo muito difícil para ela, enfrentar esse desafio. E que para ela era um desafio falar sobre o que ela estava passando. Além do texto, ela publicou o vídeo onde Céline revela que foi diagnosticada com um distúrbio neurológico raro. Conhecido como síndrome da pessoa rígida (síndrome de stiff person).

A princípio, essa doença afeta 1 em um milhão de pessoas. Céline destaca que está aprendendo a lidar com essa condição, e agora já sabe que é isso que está causando os espasmos. Deste modo, como ela está com essa situação ela decidiu adiar os shows do início do ano.

Além disso, ela mencionou que vem recebendo suporte dos médicos e de seus filhos. E anseia pelo seu retorno aos palcos e poder conversar pessoalmente com os fãs. Finalizou, o vídeo que cuidará da saúde para poder voltar novamente.

Leia mais: Luigi Baricelli fala da luta contra Síndrome do Pânico; saiba mais sobre essa doença

Síndrome da pessoa rígida

Em primeiro lugar, a síndrome da pessoa rígida é uma doença do sistema neurológico central que causa uma rigidez no corpo, espasmos musculares. Geralmente, essa doença afeta mais mulheres do que homens e está associada na maioria dos casos a outras doenças autoimunes.

Sendo assim, pessoas com diabetes, vitiligo, anemia, e tireoide podem apresentar essa condição, mas, deixamos claro que é raro. Todavia essa condição gera outras consequências graves principalmente, em órgãos respiratórios como traquéia e laringe. Dado que a síndrome da pessoa rígida acaba dificultando a condução do oxigênio até os pulmões.

Portanto, haverá o comprometimento da função do coração e provocando espasmos e engasgos durante a mastigação e para tentar engolir os alimentos. Do mesmo modo, o tratamento deve ser feito e acompanhado por um neurologista que irá prescrever os medicamentos específicos para essa condição.

Por fim, para identificar a doença é um processo complexo, que vai exigir um diagnóstico apoiado na presença de anticorpo anti-glutamic acid decarboxylase (Anti-GAD). Entenda que é ele o que provoca a redução do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico que compromete os músculos.

Saiba mais: Jornalista Glória Maria se afasta para tratar doença; entenda seu problema de saúde

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação