Luigi Baricelli fala da luta contra Síndrome do Pânico; saiba mais sobre essa doença

O ator revelou que a síndrome atrapalha ele a decorar, afetando sua vida profissional

Durante uma conversa com a jornalista Sônia Abrão, o ator Luigi Baricelli, declarou que foi diagnosticado com Síndrome do Pânico. Além disso, ele também declarou que os primeiros sintomas começaram quando ela ara ainda jovem e que atrapalhou ele profissionalmente. Por isso, o SaúdeLab, conta um pouco mais sobre essa doença mental que atinge milhões de pessoas, conheça os sintomas e como tratar?

Luigi Baricelli fala do diagnostico em Síndrome do Pânico

Na última segunda-feira (5), o ator e apresentador Luigi Baricelli revelou no programa “A Tarde é Sua”, da Sônia Abrão, o diagnóstico de síndrome do pânico. Ele relembrou que sofreu com este problema psicológico quando estava no auge da carreira. Além disso, durante as gravações pareciam que estava indo para cruz, dado que ela não conseguia decorar nada do texto.

No decorrer do relato ele disse que parecia que não sabia mais como fazer aquilo, e ficou olhando a colega Letícia Spiller decorar três páginas enquanto maquiava. Baricelli lembrou também que por conta da Síndrome do Pânico, apresentar o ‘Vídeo Show” também foi um desafio, mas ajudou na recuperação.

Leia também: Médico é preso após recusar atender paciente com câncer; entenda os motivos

O que é?

Pensa em uma crise de ansiedade aguda! Estamos falando da Síndrome do Pânico. Essa doença emocional está completamente associada à ansiedade, pois é uma crise repentina onde a pessoa sente medo e desespero. Deste modo, o seu corpo se manifesta com sintomas físicos e emocionais aterrorizantes.

A princípio, quando um ataque de pânico ocorre, ele dura pouco tempo, o suficiente para deixar aquela sensação de desespero e uma sensação nítida que vai morrer e perder o controle de si mesmo e enlouquecer. Geralmente, a crise de pânico não tem idade para acontecer, sendo muito comum na adolescência e no início da fase adulta. 

Além disso, as mulheres são mais atingidas pela síndrome do pânico, os homens têm menos recorrência, devido à sensibilidade e à flutuação hormonal feminina. 

Os sintomas começam de repente e normalmente é o medo de morrer, medo de perder o controle e enlouquecer. Dor, desconforto no peito, como se estivesse passando por um infarto, palpitação, taquicardia. Falta de ar, sufocamento, sudorese, náusea, desconforto abdominal, tontura e vertigem. Além de outros sintomas que surgem com frequência em quadros de depressão. 

Frequentemente, pessoas com Síndrome do Pânico, buscam no alcoolismo uma saída para aliviar as crises de ansiedade. Contudo, é preciso tomar muito cuidado! Evite tomar bebidas alcoólicas para aliviar a ansiedade, respirar fundo ainda é o melhor exercício. Por fim, caso esteja com algum destes sintomas, procure um profissional que possa diagnosticar a doença e iniciar o tratamento.

Leia mais: Como evitar a micose nas unhas (das mãos e pés)? Veja 5 cuidados indispensáveis

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação