Cenoura faz mal para diabetes? Entenda os limites do consumo seguro

Descubra se a cenoura é uma adição segura na alimentação para diabetes

A princípio, se você sofre de diabetes, então você sabe da importância de se cuidar bem da alimentação. Diversas comidas podem prejudicar severamente a saúde de quem tem diabetes, e isso inclui até mesmo alguns alimentos naturais. Com isso, algumas pessoas se perguntam se a cenoura faz mal para diabetes. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar se a cenoura é prejudicial ou benéfica para diabéticos.

Sem dúvidas, a cenoura é bastante versátil na cozinha. Ela pode ser cozida para fazer parte de saladas, ser preparada junto com carnes, ou até mesmo usada para fazer o famoso bolo de cenoura. Felizmente, a versatilidade não é o único benefício dela, visto que a cenoura possui diversas propriedades interessantes. Mas é preciso entender se todas essas propriedades são benéficas, e quais os efeitos delas em pessoas diabéticas.

Por que a cenoura seria um problema?

Caso você não saiba, a diabetes é uma condição de saúde que prejudica a produção ou aproveitamento da insulina. Ela é um importante hormônio produzido pelo pâncreas e responsável por regular os níveis de glicose do sangue. A glicose por si só é uma fonte de energia, mas quando em excesso, passa a ser muito prejudicial. Como a digestão de carboidratos é o que gera glicose, alimentos ricos em carboidratos precisam ser evitados por diabéticos.

Antigamente era comum ver pessoas dizer que os vegetais que crescem embaixo da terra devem ser evitados por diabéticos pois possuem muitos carboidratos. Por isso que muitos pensam que a cenoura faz mal para diabetes. Mas atualmente, por mais que a batata-doce e batata-inglesa sejam realmente ricas em carboidratos, sabemos que essa característica não é válida para todo vegetal que cresce embaixo da terra.

Leia mais: Cenoura pode na low carb? Saiba tudo sobre o consumo desse alimento

Carboidratos e índice glicêmico da cenoura

Conforme fora dito, não é todo vegetal que cresce abaixo do solo que possui muitos carboidratos, e felizmente a cenoura é dessas exceções. Na verdade, ela possui uma baixíssima quantidade deles, especialmente se for consumida mais crua. Ou seja, só em relação aos carboidratos, a cenoura já pode ser considerada um alimento seguro para diabéticos. Mas existe outro fator que precisa ser levado em consideração, que é o índice glicêmico.

De maneira geral, o índice glicêmico de um alimento aponta a velocidade em que os carboidratos dele são digeridos e absorvidos pelo organismo. Logo, quando uma determinada comida tem índice glicêmico baixo, significa que ela irá levar mais tempo para aumentar a glicose no sangue, o que é extremamente vantajoso para quem é diabético. Felizmente, esse é justamente o caso da cenoura, que tem um índice glicêmico bem baixo.

Mas então a cenoura faz mal para diabetes ou não?

Tendo em mente que a cenoura possui poucos carboidratos e baixo índice glicêmico, fica claro que ela é um alimento bastante seguro, sendo incorreto dizer que a cenoura faz mal para diabetes. Na verdade, o consumo dela não só é seguro, como também pode beneficiar bastante a saúde e a própria diabetes, graças aos nutrientes que ela possui. Portanto, a cenoura não faz mal ao diabético, no entanto, quanto no caso de qualquer outro alimento, sempre requer moderação.

Sob esse ponto de vista, vale mencionar que a cenoura é muito rica em vitamina A e betacaroteno, que pode ser aproveitado para produzir essa mesma vitamina. Ambos esses compostos são muito importantes para a saúde da visão, que costuma ser prejudicada pela diabetes. Além disso, a cenoura também possui vitaminas C e do complexo B, antioxidantes e minerais que melhoram a saúde do organismo como um todo.

Leia mais: Quem tem diabetes pode comer cuscuz? Descubra os efeitos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação