Cenoura pode na low carb? Saiba tudo sobre o consumo desse alimento

Versátil e saudável, a cenoura deve ser consumida frequentemente para que seus benefícios sejam melhor aproveitados

Velha conhecida dos brasileiros, a cenoura é uma raiz super versátil e presente na culinária brasileira. Além disso, ela é saudável e oferece nutrientes benéficos para o corpo. Mas será que cenoura pode na low carb? O SaúdeLab preparou esse artigo com informações importantes sobre o assunto que tirará todas as suas dúvidas e ainda te fará, pelo menos, considerar aumentar o consumo desse alimento.

Entenda por que é tão interessante fazer o consumo diário de cenoura, seja crua, cozida, no suco e por aí vai. Confira os benefícios que o alimento proporciona para a saúde e aproveite todos eles!

Cenoura pode na low carb?

A cenoura já está incluída em nosso cardápio há muito tempo. Desde a antiguidade, o alimento é considerado como uma poderosa raiz medicinal, utilizada sobretudo em sopas que eram servidas quando as pessoas estavam doentes com o objetivo de que se recuperassem com mais rapidez.

O uso não era à toa, de fato a cenoura ajuda na recuperação de várias patologias. Isso porque ela é rica em vários nutrientes interessantes para a saúde, como sais minerais – ferro e cálcio – vitaminas K, A, C, E, do complexo B, além de manganês, potássio e fibras.

Desse modo, com uma oferta tão abrangente de nutrientes, a cenoura é uma aliada e tanto numa alimentação saudável. Mas cenoura pode na low carb? Sim, pode comer cenoura na dieta low carb também! Ela vai ao encontro da proposta de se consumir diariamente poucos carboidratos. Além disso, o macronutriente presente na cenoura não representa riscos para a saúde do organismo.

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, elaborada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) e o Ministério da Saúde em 2011, a cenoura também pode incrementar uma dieta low carb. Saborosa, versátil, rica em água, fibras, minerais e vitaminas, o alimento possui poucos carboidratos; confira as quantidades para cada 100 gramas do alimento:

  • Cenoura cozida: 6,7 gramas de carboidratos;
  • Já a cenoura crua: 7,7 gramas de carboidratos.

Assim sendo, a cenoura não pode ficar de fora do cardápio diário, pois além de conter uma baixa quantidade de carboidrato, ela é pouco calórica e oferece substâncias essenciais para o bom funcionamento do corpo – cada 100 gramas da cenoura crua possuem cerca de 35 calorias, 1,3 gramas de proteínas, 3,2 gramas de fibras e 314 mg de potássio.

Benefícios da cenoura para a saúde

Comer cenoura com frequência é fundamental para conseguir aproveitar todos os benefícios que o alimento tem para oferecer. O melhor é que é possível elaborar diversas receitas com a raiz, desde suco, salada, até bolos, acompanhamento para feijão, carne e diversos outros.

Portanto, confira os principais benefícios da cenoura para a saúde!

Leia também: 12 opções de legumes e verduras para dieta low carb: veja como consumir corretamente

Melhora a saúde da visão

comer cenoura na low carb
Cenoura pode na low carb? Saiba tudo sobre o alimento – Imagem: Canva Pro

Embora muitas pessoas ainda pensem que é crendice popular, a cenoura realmente faz bem para a visão. Por ser fonte de betacaroteno – um tipo de vitamina A e um poderoso antioxidante – a cenoura ajuda a proteger a superfície do olho, além de auxiliar em seu funcionamento.

O consumo regular do alimento ajuda também a evitar doenças degenerativas no olho, como a catarata e a cegueira. Por conter luteína em sua composição, a cenoura preserva os olhos dos efeitos maléficos da luz nociva.

Fortalece o sistema imunológico

Por conta dos antioxidantes presentes nela, bem como as vitaminas A e C, cenoura pode na low carb, pois fortalece o sistema imunológico na medida em que combate os radicais livres, ajudando a evitar infecções e combatendo-as mais rapidamente.

Faz bem para o cérebro

Rica em betacaroteno, o consumo frequente da cenoura pode melhorar a função cognitiva e também reduzir o risco de problemas de memória e demência relacionados à idade. A luteolina, um carotenoide importante, pode ajudar a reduzir déficits de memória relacionados à idade e inflamação no cérebro.

Ajuda a reduzir o colesterol

Há muita concentração de licopeno, um tipo de carotenoide presente em alimentos avermelhados, na cenoura. Dessa forma, a raiz pode ajudar a reduzir o colesterol ruim (LDL). Vale salientar que quanto mais escura a cenoura for, mais licopeno ela terá.

Ademais, por ser rica em fibras, esse benefício também é garantido, uma vez que a fibra diminui a absorção de gordura no intestino.

Melhora o aspecto e a saúde da pele

Novamente os carotenoides presentes na cenoura desempenham um papel superinteressante: protegem todas as camadas da pele, reduzindo a sensibilidade à luz UV. Outro benefício é retardar o envelhecimento e prevenir o desgaste das células precoce, pois a cenoura é fonte de antioxidantes, incluindo o ácido lipóico.

Leia ainda: Berinjela é low carb? Conheça melhor esse vegetal e aproveite seus benefícios

Fique atento aos 10 ERROS que aumentam o risco de CONTAMINAÇÃO ALIMENTAR

Você sabia que a maior parte das intoxicações alimentares são provenientes de maus hábitos no manuseio dos alimentos?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação