Book Appointment Now
Cerveja é remosa? Descubra seus efeitos na saúde debilitada
Todos nós sabemos que as bebidas alcóolicas no geral prejudiciais para a saúde. Mas a cerveja em específico possui alguns problemas que requerem muita atenção. Inclusive, algumas pessoas dizem até que a cerveja é remosa, sendo então necessário conhecer melhor suas propriedades. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se é verdade que a cerveja é remosa, ou se isso é apenas um mito.
Você já ouviu falar dos alimentos remosos? Eles geralmente são contraindicados para pessoas que fizeram tatuagem ou piercing recentemente, ou que estão sob um pós-operatório. Essa característica se dá pela presença de compostos inflamatórios, que além de poderem provocar doenças como a gastrite, prejudicam a capacidade da pele de cicatrizar ferimentos, o que justifica as contraindicações.
Os malefícios da cerveja para à saúde
- Intoxica o organismo: talvez o principal defeito da cerveja, e de toda bebida alcóolica, seja a sua quantidade de álcool. O abuso desse composto é extremamente tóxico para o nosso corpo, à ponto de comprometer com muitas das funções que ele exerce para se manter funcionando.
- Favorece o ganho de peso: diferente dos destilados, a cerveja contém uma enorme quantidade de carboidratos. Estes por sua vez levam ao sobrepeso quando em excesso.
- Prejudica a digestão: tanto o estômago quanto o intestino são prejudicados pela cerveja. A bebida é capaz de alterar a microbiota intestinal e a composição do estômago, podendo levar a doenças como a gastrite.
- Causa danos cerebrais: outro grande problema do álcool é que ele afeta o nosso sistema nervoso. Ele costuma ser associado a diversas doenças crônicas, ainda mais quando consumido em excesso.
- Eleva os níveis de glicose: por fim, a grande quantidade de carboidratos da cerveja também é prejudicial para os diabéticos, visto que os carboidratos são os principais responsáveis pelo aumento da glicemia.
Leia mais: A cerveja vencida faz mal? Entenda seus efeitos quando isso acontece
E a cerveja é remosa mesmo ou não?
Conforme fora dito, os alimentos remosos são aqueles capazes de causar inflamações no nosso organismo. Os principais compostos responsáveis por esse efeito são as gorduras, açúcar, sal e óleos refinados. Como a cerveja é uma fonte de carboidratos, e os carboidratos são basicamente açúcar, então nesse aspecto já seria possível afirmar que a cerveja é remosa. Contudo, ela ainda tem outro composto que agrava a situação, que é o álcool.
Por incrível que pareça, um dos motivos pelos quais o álcool é tão prejudicial é que ele tem ação inflamatória. Isso contribui para que ele seja tão danoso para o fígado, visto que inflamações no geral são altamente danosas para a função hepática. Sendo assim, não há dúvidas de que a cerveja é remosa, bem como outras bebidas alcóolicas, sejam elas fermentadas ou destiladas.
Toda bebida alcóolica precisa ser consumida com muita moderação
Sabendo que a cerveja é remosa, fica claro que o consumo dela pode ser muito prejudicial para a saúde. Ademais, querendo ou não as bebidas alcóolicas não deixam de ser drogas. Então mesmo que você esteja com a sua família ou amigos, procure consumir cerveja e outras bebidas com muita moderação para evitar quaisquer problemas, seja a curto ou longo prazo.
Leia mais: Cerveja faz mal para os rins? Conheça os malefícios que ela apresenta