A cerveja vencida faz mal? Entenda seus efeitos quando isso acontece

Pode parecer estranho, mas assim como todo alimento, a cerveja também pode estragar

Se tem algo que a maioria dos brasileiros não perde a oportunidade de fazer, é tomar uma cerveja no final de semana. Seja com a família ou com amigos, ela combina com basicamente qualquer ocasião. Contudo, é preciso ter cuidado com aquela cerveja que você esqueceu no fundo da geladeira. Venha com o SaúdeLab, saiba se a cerveja vencida faz mal, e quais podem ser os malefícios dela.

De maneira geral, a data de validade de um alimento é essencial para determinar por quanto tempo ele consegue manter sua integridade. Dependendo de qual é o tipo de alimento, essa data precisa ser respeitada ao máximo. Carnes e alimentos naturais, por exemplo, estragam com facilidade depois da validade, o que pode causar diversos problemas de saúde caso consumidos. Logo, é preciso entender se a cerveja vencida faz mal mesmo ou não.

É verdade que cerveja vencida faz mal?

Para responder a esse questionamento, precisamos considerar o fato de que existem diferentes tipos de cervejas, e as características delas podem variar bastante. Isso afeta a forma com que o tempo afeta a integridade dela. Por exemplo, quanto menor o teor alcoólico da cerveja, menor é a sua durabilidade. O mesmo vale para as cervejas de maltes claros, que oxidam com maior facilidade que as de malte escuro.

Por outro lado, independente do tipo, é difícil encontrar um caso em que a cerveja vencida faz mal. De fato a data de validade da cerveja em específico é um pouco mais versátil do que a de outros alimentos ou bebidas. Obviamente que isso não significa que você deva consumir uma cerveja que está vencida a muitos meses ou anos. Inclusive, só é possível garantir que a cerveja dure bastante se você armazená-la e conservá-la bem.

Leia mais: Cerveja faz mal para os rins? Conheça os malefícios que ela apresenta

A cerveja vencida pode ser segura, mas é de péssima qualidade

Realmente não é possível afirmar que a cerveja vencida faz mal sempre. Porém, se ela já passou de sua validade, é muito provável que ela tenha perdido parte ou toda a sua qualidade. Com o tempo, ela perde a sua carbonatação, e seu conteúdo vai se oxidando. Isso gera muitas alterações nas suas características base, incluindo seu cheiro, sabor e até mesmo a sua cor.

Mesmo quando boa, a cerveja ainda faz mal

Por fim, é muito importante salientar que a cerveja ainda é uma grande fonte de álcool e de carboidratos. Ou seja, apesar da validade não agravar isso consideravelmente, a cerveja vencida faz mal da mesma forma que uma cerveja comum. Enquanto o álcool é extremamente danoso para os nossos sistemas, os carboidratos em excesso são responsáveis pelo ganho de peso e elevação da glicemia. Com isso, beber cerveja pode levar à problemas como:

  • Derrame
  • Esteatose hepática
  • Risco de demência
  • Cardiomiopatia
  • Risco de câncer
  • Depressão
  • Cirrose
  • Obesidade

Conhecendo todos esses malefícios, fica clara a importância da moderação ao consumir cerveja. Você não precisa cortar ela da sua alimentação, mas se você costuma exagerar, é necessário repensar esse hábito.

Leia mais: Cerveja aumenta a pressão arterial? A resposta vai te surpreender

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação